O Que É Insônia E Como Evitar

Como Evitar Insônia - Jonas Zhang
O sono é essencial para todos os seres vivos, pois ao dormir, estamos recarregando nossa energia, descansamos, prevenimos a obesidade, isso devido que ao dormir o organismo produz leptina, que é um hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade, fortalece a memória que registra todas as informações. Previne a depressão, sim a depressão, pois ao dormir recarregamos nossas e energia e temos melhorias em nosso corpo, como rejuvenescimento, entretanto, ao ficar acordado, ficamos francos, cansados e damos ouvidos aos pensamentos negativos, se frustrando e tendo a baixa autoestima.

Dormir é essencial, aumenta nosso desempenho no trabalho, estudos ou qualquer outra atividade diária. Contudo, se todos já estão dormindo e você não consegue dormir, por mais que se fique na cama o sono não vem, provavelmente você esteja com insônia.

Insônia é a incapacidade de se conseguir dormir ou de ter algumas boas horas de sono para suprir as energias gastadas do dia a dia.

O QUE CAUSA INSÔNIA?

A insônia pode ser caracterizada por vários fatores incluído na sua rotina, hábitos, hobbies, efeitos colaterais de medicamentos, e que, dependendo deles acarretará na insônia.

QUAIS OS SINTOMAS?

-Grande dificuldade para adormecer;
-Ao acordar, se sente cansado, ou seja, tem a sensação que não descansou;
-Desperta várias vezes durante a noite;
-Desperta cedo e não consegue mais adormecer;
-Dores de cabeça e no corpo;
-Extresse e agitação do corpo;
-Dificuldade para manter o foco, se concentrar, lembrar, decorar fatos, acontecimentos...
-Aumento da depressão, ansiedade e baixa autoestima;

COMO POSSO EVITAR A INSÔNIA?

Como informado, a insônia pode ser caracterizado pela sua rotina e hábitos e algumas tarefas e preocupações deve ser analisadas, tais como:

Como Curar a Insônia - Mente em Transição


1- Evite se alimentar tarde demais;
2-Evite comidas, lanches pesados, tais como: "Arroz, Feijão, Carnes Vermelha";
3- Evite exercícios antes de ir dormir;
4- Estabeleça a hora que irá deitar-se;
5- Mantenha o quarto agradável e limpo para evitar insetos e odor;
6- Evite o excesso de cafeína à noite;
7- Tome um banho e leite morno;
9- Faça técnicas de relaxamento com sons agradáveis, aroma e essência;
10- Pratique relação sexual, o ato após o orgasmo dá à sensação de cansaço e sono;

Não é necessário todos os passos, dê preferência aos passos: 1, 2, 3, 4 e 6
Se mesmo após os exercícios não obtiver sucesso, procure ajuda médica. Devemos lembrar que há a insônia crônica e que antes de tudo também deve ser analisado junto ao médico e psiquiatra para poder analisar o que pode está impactando na falta de sono, se não é nenhum sistema colateral de algum medicamento, pois a falta de sono é prejudicial ao metabolismo em geral.


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Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e estudante do poder da mente, a parapsicologia. Visite o site pessoal do autor para outros artigos e detalhes: https://www.jonaszhang.com.br.