Um Curso em Milagres – UCEM

Livro UCEM de Um Curso em Milagres - Jonas Zhang
Um Curso em Milagres é um curso em forma de livro para o treinamento da mente e não tem vínculo com qualquer religião ou filosofia. Esse Curso nos é apresentado como um sistema de ensino bastante sofisticado numa belíssima obra literária cujo objetivo é entregar-nos um processo para que a prática das suas ideias seja possível. Há inúmeros depoimentos positivos deste curso, cujo em uma pequena pesquisa na internet podemos achar sites, blogs, experiências de pessoas que mudaram de vida, grupos de estudos de pessoas que querem transmitir este amor ao próximo.

Livro UCEM do Um Curso em Milagres - Mente em Transição
Um Curso em Milagres - UCEM é muito mais do que um livro. Trata-se de um recurso de aprendizado que consta de um livro Texto, com 31 capítulos, um Livro de Exercícios e o Manual do Professor. O Curso não é uma religião, mas lida com temas universais de espiritualidade. O currículo que o Curso propõe foi cuidadosamente concebido e, é explicado passo a passo, tanto teoricamente como na prática. Enfatiza a prática mais do que a teoria e, a experiência mais do que a teologia. Especifica que uma EXPERIÊNCIA UNIVERSAL não é somente possível como necessária. Enfatiza também que é mais uma versão do currículo universal. Existem muitos outros, mas este difere dos outros apenas na forma. Algumas das ideias do livro podem parecer difíceis de acreditar e outras impressionam. Isso não importa muito. O estudante é meramente instruído a seguir as ideias como se propõe. Não devem ser julgadas de maneira alguma. É pedido somente que as use.

UM CURSO EM MILAGRES – UCEM

UM - Significa que é um, entre milhares de outros.

CURSO - Significa o caminho, ou no sentido do curso ou trajetória a ser percorrida. Significa também, o meio pelo qual se obtém o aprendizado.

EM - Significa que a direção do curso está voltada, para o estado em que os milagres são naturais.

MILAGRES - São sinais naturais de perdão, representam a libertação do medo, restauram a santidade da mente. Fazem com que as mentes sejam uma só em Deus. Dependem da cooperação, porque a Filiação é a soma de tudo o que Deus criou.

NOTA: Em nosso canal, temos a playlist: UCEM - Um Curso Em Milagres.

BREVE HISTÓRIA DO UCEM

O processo de canalização de Um Curso em Milagres durou sete anos. Sua escriba Helen Schucman, e William Thetford, que a ajudou durante todo esse tempo, publicaram-no pela primeira vez em 1976, nos Estados Unidos. Desde então, o Curso tem sido publicado em muitos idiomas em todo o mundo. Helen e William (Bill) eram ambos psicólogos no Columbia Presbyterian Medical Center, em Nova Iorque, EUA. Helen Schucman morreu em fevereiro de 1981 e William Thetford (Bill) em julho de 1988. Eles tinham muitas dificuldades em seus relacionamentos pessoais e profissionais, entre eles mesmos, com outros membros do departamento e com outros departamentos dentro do Columbia Presbyterian Medical Center.

Um dia se deu um acontecimento que foi o momento crucial para que o "ditado" de Um Curso em Milagres se iniciasse. Foi quando Helen e Bill precisavam atravessar a cidade para ir ao Cornell Medical Center, onde assistiriam a uma reunião interdisciplinar. Normalmente, essas reuniões eram desagradáveis, cheias de competitividade e rivalidade. Helen e Bill não eram diferentes dos demais, sendo muito críticos e julgadores das outras pessoas.

Nesse dia, antes de sair para a reunião, Bill, que era um homem calado, fez algo fora do seu normal: um discurso passional dizendo a Helen que tinha "que haver outra forma de se lidar com essas reuniões e com os tipos de problemas que lá surgiam. Ele sentia que ambos deveriam ser mais capazes de aceitar e de amar, em vez de estarem tão preocupados em competir e criticar" (Introdução básica a Um Curso em Milagres – Kenneth Wapnick, 1993). Helen respondeu de forma igualmente inesperada e nada comum para ela. Ela concordou com Bill. Esse acordo também não condizia com a maneira de ser habitual de ambos, pois os dois tendiam a criticar-se mutuamente e tinham dificuldade em aceitar as opiniões um do outro. Além disso, ela se comprometeu a ajudá-lo a encontrar essa "outra forma". A união de ambos foi um exemplo do que o Curso chama de "um instante santo": foi aberta a porta para uma série de experiências que Helen começou a ter quando estava desperta e dormindo, em sonhos. Essa é uma das coisas mais interessantes sobre como Um Curso em Milagres surgiu: o próprio processo da sua transcrição e a sua história nos dão um exemplo perfeito do que são os princípios básicos do Curso.

PONTO CENTRAL DO LIVRO

"A mensagem central do Curso é que a salvação vem em qualquer momento que duas pessoas se unem para compartilhar um interesse comum ou trabalhar para uma meta comum." (Introdução Básica a Um Curso em Milagres – Kenneth Wapnick, 1993). Toda essa dinâmica sempre envolverá algum aspecto do perdão. O perdão é o recurso didático ensinado pelo Curso, e através do seu estudo, ficamos cada vez mais cientes de que não é o mesmo perdão ensinado pelo mundo.
Fundação do Projeto e Livro

A Fundação para a Paz Interior (Foundation for Inner Peace – USA) publica e propaga Um Curso em Milagres e é a instituição responsável pelas traduções por todo o mundo. Existem grupos de estudos em todos os países que nascem por si mesmos. Kenneth Wapnick, membro fundador da FACIM, diz em seu livro Introdução Básica a Um Curso em Milagres, que essa instituição acha muito importante que não exista uma organização que funcione como um "órgão de autoridade" em relação ao Curso.

Helen, Bill e Ken Wapnick nunca permitiram ser colocados na condição de gurus. Helen, inclusive, era radicalmente clara a esse respeito. Ela não queria, de modo algum, ser transformada na figura central do Curso. Sentia que a figura central do Curso era Jesus ou o Espírito Santo e que era assim que devia ser. Essas pessoas sempre souberam que fazer qualquer coisa diferente disso teria sido construir uma estrutura semelhante a uma igreja, o que seria a última coisa no mundo que o autor do Curso gostaria que acontecesse.

Um Curso em Milagres resume no prefácio o que ele mesmo diz:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus. (UCEM P-XVIII)

Além do livro, há o site oficial em Inglês https://licoes.acim.org/pt e o site em português autorizado pela Foundation for Inner Peace http://www.grupomera.com.br, neles você poderá conhecê-lo melhor, ver depoimentos, comprar o livro original e também participar de grupos de estudos entre outros assuntos direcionados especialmente ao estudo e prática do curso.

Aqui no Mente em Transição queremos trazer um pouco destes ensinamentos e portanto, em nosso canal do YouTube será publicado as 365 Lições do livro, cujo já há algumas lições e você poderá acompanhar através da playlist criada em nosso canal em UCEM - Um Curso Em Milagres.

Venho pedir para que caso tenha tido experiências com este livro, que nos relate seu depoimento,
e caso tenha assistido nossos vídeos que dê seu feedback, seja texto, fala entre outros.

Por Jonas Zhang


Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.