O Que É Meditação E Como Fazer?

Como Praticar Meditação - Jonas Zhang
A primeira coisa que provavelmente vem à cabeça quando se fala em meditação são os monges chineses, japoneses ou indianos sentados com as pernas cruzadas, geralmente apenas com mantos e receitando mantras (palavras em repetições) como, exemplo o famoso "AUM".

Se você teve a mesma impressão ao ler o título, então, ainda há dúvidas a respeito da meditação.

Estes mantras ou sons que muitos monges pronunciam no ato da meditação não é bricandeira ou qualquer som, eles têm vários significados, podem nos ajuda a despertar nossa consciência, aumentar nossa concentração na meditação e abrir nossos chakras.

O som AUM ou OM, por exemplo, é um som sagrado e têm vários benefícios ao corpo e mente.

NOTA: Veja este magnífico Mantra AUM/OM no YouTube no link abaixo:

Mantra OM Para Despertar da Consciência 7º Chakra

MAS, O QUE É MEDITAÇÃO?

Meditação é uma forma de nos encontrarmos, de nos desligar da rotina, do trabalho, da tecnologia, esvaziar a mente, se acalmar e muitos outros. Meditação não é só um momento de reflexão, mas, de se relaxar, de se autoconhecer. Existem várias técnicas de meditação e estes processos não são apenas usados no oriente, e sim, também no ocidente, como medicina alternativa, centros de relaxamentos, como o Yoga.

ALÉM DISSO, MEDITAÇÃO SÓ LHE TRAZ BENEFÍCIOS, COMO:

-Diminui o Estresse;
-Melhora a Concentração;
-Trabalho em Equipe;
-Ajuda em Atividades em Ambientes Estressantes;
-Reduz Sintomas Relacionados à Depressão;
-Ajuda e Melhora a Dormir Bem;
-Lhe dá Bem-Estar e Emoções Positivas;

EXISTE FORMA CORRETA DE MEDITAR?

Não existe a forma "correta" o que existem são os "conceitos", cujo há tipos de meditação diferentes, pois há vários lugares, tradições, constumes e culturas e por isso cada lugar podem ensinar de uma forma. Contudo, não é necessário ser membro de nenhuma religião para sua prática e por isso não se deve prender-se ao que deve ser feito ou o que não deve ser feito, cada um deve achar a melhor maneira que se adequar, assim alguns podem dizer que meditar é refletir, outros podem dizer que é o ato de familiarizar-se com a mente e com nosso ser interno, o nosso EU Superior, outros apenas irão dizer que é uma forma de esvaziar a mente, ou seja, todos estão corretos.

COMO POSSO MEDITAR?

Como citado, cada um ensina de uma forma ou pode discriminar as outras. Portanto, para se alcançar esta maravilhosa técnica de nos encontrar com nosso ser, tudo o que é preciso é: dedicação, força de vontade e disciplina.

TENHO QUE PRATICAR TODOS OS DIAS?

Este é um dos maiores medos de quem nunca meditou, pois ficam presos na crença que deve se meditar todos os dias ou privar-se de viver, isso é impossível nos dias atuais, principalmente se você é uma pessoa que lida com pressão ou é da área administrativa, sendo assim, pode se praticar a meditação 3 vezes ao dia de 15 à 30 minutos. Além que, quando você começar a meditar, vai se tornar um hábito, não será algo que deve fazer por obrigação para ter benefícios, mas sim, você mesmo ou o seu corpo irá solicitar.

COMO FAÇO PARA MEDITAR?
Postura do Corpo Para Meditar - Mente em Transição
Postura ao Meditar

1- POSTURA DO CORPO: Use uma postura adequada, não precisa ser aquela postura tradicionalmente da posição de lótus ou com as pernas cruzadas, mas o que se deve seguir é a postura ereta, você pode meditar antes ou após o almoço, antes de se deitar ou ao acordar, enfim, quanto mais se familiarizar mais as chances de se realizar em qualquer lugar, porém, mantendo a postura ereta, mas se não quiser, sem problema, pode ser deitado, da forma que se sentir melhor e confortável.

2- AMBIENTE E VESTIMENTA: Já imaginou tentar sentir-se relaxado com os pés apertados dentro do sapato/sandália ou tentar dormir com aquele barulho do relógio? É praticamente impossível. O mesmo vale para a meditação, quando for meditar use roupas leves que não os aperte, que se sinta confortável, eliminem os barulhos externos se puder, como: (relógio, telefone, televisão, Etc). Para poder ajudar, se desejar, coloque alguma música ambiente como: "New Era" do estilo instrumental, incrementar com incensos para aromatizar o ambiente. Siga o seu gosto, tudo para um ambiente calmo e confortável.

NOTA: Nesta playlist você encontra diversos sons para meditação: Sons Para Meditar & Relaxar

3- ESQUEÇA AS CRENÇAS: Não tente fazer como os monges na televisão e tire as cresças do que é errado ou certo, apenas tente se encontrar, busque o relaxamento do seu corpo, tente reparar nos seus órgãos, nos seus pensamentos, no batimento de seu coração, na sua respiração e eliminar a rotina do dia a dia, como: "tenho que fazer isso e isso", esse é um momento seu, aprecie-o.

4- USE A RESPIRAÇÃO A SEU FAVOR: Se concentre na sua respiração, tente manter uma respiração calma e tranquila, mas sem se sentir mal, apenas vá relaxando todos os músculos do seu corpo imaginando-os e sentindo-os leve, sinta sua respiração ao inspirar e expirar o ar que entra e que sai, sinta seu coração, o movimento e o tempo, somente focando nisso já se sentirá leve e calmo.

5- USE MANTRAS: Mantras são palavras, frases que se repetem sincronizadamente formando um som, que podem e nos mantêm calmos, nos deixando mais hábito devido suas vibrações. Um tipo de mantra que pode ser usado é: "Estou bem, estou calmo, estou bem e calmo". Use o que desejar, pode-se dizer em voz alta ou em silêncio em seus pensamentos, é uma forma de se focar mais.

LEIA TAMBÉM: Poder dos Mantras

6- TEMPO DA MEDITAÇÃO: De início deve-se fazer uma meditação entre 5 à 10 minutos e conforme for se adaptando este tempo poderá aumentar, por exemplo, de 15 à 30 minutos. Ou faça até se sentir melhor, no começo, como não está familiarizado, o corpo não vai querer, você pode sentir tédio ou não notar nada e até ficar ansioso, por isso, faça em pouco tempo, e de preferência, coloque um alarme com o tempo indicado, aos poucos você mesmo desejará aumentar o tempo, pois sentirá que foi muito pouco ou que passou muito rápido.

DICA: Não tenha pressa, não se julgue, não queira fazer rápido ou aumentar o tempo, lembre-se que é uma forma de sentir-se bem, de se relaxar e a pressa e ansiedade pode dificultar o processo.

Mas se mesmo assim sentiu dúvida ou achou complicado, não tem problema! Fizemos um Exercício Para Uma Meditação Tranquila com o passo a passo para você meditar, tanto em texto como em áudio, onde você pode ler para conferir ou então, só ouvir o áudio e seguir o exercício.

Por Jonas Zhang

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