Falando de Timidez

Jonas Yakamura - Mente em Transição
Na escola você era o melhor ou quase, pois não conseguia apresentar os trabalhos na frente de toda a classe?
E como alguém lhe queria apresentar aquela pessoa que você considerava especial e muitas vezes até sonhou acordado, mas ficou indeciso, com medo de aproximação dizendo que depois iria ou que não queria atrapalhar?
Tinha medo de andar na rua, fazer trabalhos em grupo ou falar em público?


Talvez você seja aquele ótimo funcionário, contudo, que não consegue uma promoção pelo simples motivo de não ter aquele jogo de cintura para falar com o chefe e se souber que ele vai te chamar, logo fica desesperado. Ou então, é aquela pessoa talentosa,
no entanto, mesmo estudando e tendo uma bagagem de conhecimento não consegue passar nas entrevistas de emprego devido seu medo de se expor em consideração aos demais entrevistados. Você conseguiu namorar ou chegar naquela pessoa que considerava seu amor do coração? Ou apenas ficava olhando para esta, tentando acreditar e rezando que ela fosse saber que você gostou dela como mágica e fosse até você, e se fosse? Como reagir?

Se você se enquadra em uma das questões acima, sinto lhe dizer ou talvez você já saiba que é uma pessoa tímida.

A timidez é algo natural do ser humano e todos já passamos por essa fase ou situações que nos comportamos de forma tímida perante algo. Alguns são deste pequeno até a adolescência, outros apenas como se envolvem com pessoas diferentes como mudança de rotina, escola, casa... Mas, a questão é: "Como tirar esta timidez que está me barrando de conseguir o que tanto desejo ou me bloqueando?".
Isso é possível e seguindo alguns passos, você pode de uma vez por todas tirar esta sua timidez, mas atenção! Não adianta apenas o conhecimento destas dicas, você deve colocá-las em prática, mostrar para você mesmo que não há medo, e sim, ilusão das coisas de um modo diferente.

1ª Encontre seu medo:

Sim, é isso mesmo, deve encontrar o medo. Busque o medo dentro de você, tente pensar o porquê sente medo, o porquê não consegue algo, quais são as barreiras que te impede de avançar lhe causando o medo e consequentemente a timidez? Por exemplo: Digamos que você goste de uma pessoa, gostaria de conversar com ela, no entanto, tem medo, não consegue pela timidez, mas por quê? Pergunte para si mesmo o porquê não consegue, pode ser devido que esta pessoa esteja agrupada com outras, porque não tem um assunto ou não sabe o que falar, porque simplesmente achou ela (e) linda (o) e não irá conseguir disfarçar. Pense em todos estes atributos.

2º Não se julgue ou te condene:

Sim, isso é muito importante. Uma das coisas que os tímidos mais fazem é se lamentar e/ou se culpar por não ter agindo de tal forma, dizendo, por exemplo, “Você é burro! Por que não fez isso? Por que não chegou nela (nele)? Porque ficou parado ou travado e não fez isso?”. Como já mencionado, todos já passamos por isso e é natural, mas se culpar não vai ajudar em nada, pelo contrário, vai piorar e muito a situação, você se ofende e se diminui e como for tentar novamente irá lembrar o “fracasso” e a culpa que levou de si mesmo, e o resultado vai fazer com que você fique nervoso devido à cobrança de si mesmo, e causando o erro novamente. Então, não se culpe ou julgue, entenda que todos nós somos diferentes e não devemos mudar nossa imagem para agradar ninguém. Isso mesmo, você é especial e consegue!

3º Crie a cena do sucesso em sua mente:

Uma das formas de se vencer a timidez é imaginar. A timidez nada mais é do que um simples medo que se esconde em seu subconsciente devido algo que você ainda não conhece, portanto, treine! No entanto, "como treinar se eu sou tímido?". Simplesmente treine sozinho, imagine a cena de como gostaria que fosse, por exemplo, você quer aquela promoção, porém, é tímido e tem medo de chegar no chefe e falar qualquer coisa, então, imagine a cena, feche os olhos e imagine indo até ele, fazendo a pergunta, imagine a resposta dele, tanto positivo ou negativo, e se for negativa o que questionar? O que falar? Faça todo o roteiro, isso pode levar alguns minutos, horas ou dias, não importa, o importante é está seguro de si mesmo, também se desejar pode treinar em frente do espelho assim realiza a visualização. "Mas, se eu treinar bem, me sentir seguro e como for fazer na hora H errar ou der algo errado como me travar ou esquecer algo?". Sem problema! Porque você chegou até aqui, então é um verdadeiro campeão, venceu uma parte daquele tímido que nem conseguia sair da cadeira e foi até o chefe ou qualquer que seja a situação. Neste caso, como citado acima, não se culpe ou julgue-se, apenas se sinta melhor por ter conseguindo um novo degrau e elogie-se.

4º Medite e busque suas qualidades:

Você só anda se culpando por ser tímido e não tem mais olhos para nada? Tudo o que dá errado é culpa da sua timidez, esta é sua visão? Se sim, é apenas uma ilusão. Medite e faça uma lista de suas qualidades. "Eu não tenho nenhuma qualidade, por isso que me sinto só e tímido". Claro que tem! Todos têm algum talento, pode ser fazer aquela comida que só você sabe, decorar nomes, números ou ser o mestre da matemática. Pode ser coisas simples como tratar os outros com respeito e educação, pensar no próximo, ter bom gosto para algo, adorar música ou saber tocar algum instrumento musical, talvez seja aquele ou aquela que “manja” de computadores e que sempre fica responsável pela parte do trabalho da escola/colégio. Inúmeras coisas e só quem poderá reconhecê-los é você mesmo. Fazendo isso, você estará trazendo para si as suas qualidades e deixando de lado os “defeitos” assim irá lhe motivar-se aumentando sua autoestima e lhe fortalecendo em relação a algo que lhe deixe tímido, pois a força e seus méritos serão maiores.

5º Faça afirmações positivas do seu oposto:

Afirmações Positivas sempre são bem-vindas, portanto, use e abuse delas para tirar e quebrar aquelas informações negativas dentro de você. Use afirmações, como: “Eu sou confiante”, “Eu sempre tenho ideias ou assunto”, “Eu sou uma pessoa extrovertida”. Vale ressaltar que afirmação positiva não é mentir, até certo ponto é o que parece, pois está afirmando algo que “ainda” não é, mas fazendo isso, estará guardando novas informações dentro de seu subconsciente e chegará uma hora que não irá dizer palavras negativas e sim, se sentirá da forma que se afirmou. Você se torna tímido com sentimentos de "inútil" por ouvir pensamentos negativos, do tipo: "Sou fracassado" "Sou burro...". Entretanto, não basta fazer uma lista de afirmações ou simplesmente lê-las, tem que ter a experiência, como assim? Como afirmar algo, imagine esta afirmação em você, se você disser que é uma pessoa extrovertida, então, ao se afirmar isso, imagine sendo uma pessoa extrovertida. Imagens valem mais do que palavras para nossa mente.

6º Treine com os amigos:

E por fim, o mais importante, treine com seus amigos. "Eu não tenho amigos". Então, treine com irmãos, parentes ou primos. Tente fazer algo que envolva pessoas como esporte, teatro e também faça você mesmo o seu próprio teatro se passando por alguém, brinque e assim brincando logo irá melhorar, se soltando e ganhando mais confiança de si mesmo.
Então, o que está esperando? Vá logo treinar e confie mais em você.

NOTA: O sucesso está em você, e nesta sua nova jornada de você mesmo, não tente se parecer com alguém que não é, seja você mesmo, apenas elimine de você o que lhe traz mal.

Por Jonas Souza


Gostou? Compartilhe!