Como Parar De Ser Pessimista

8 Passos Para Deixar de Ser Pessimista - Jonas Zhang
Você já imaginou os piores cenários, aparentemente sem nem mesmo tomar uma decisão consciente? Quando você começa a pensar assim, fica difícil voltar a uma perspectiva positiva e você pode rapidamente não querer sair da sua zona de conforto. Isso é chamado de catastrofização e pode se tornar um hábito prejudicial. Geralmente faz parte de uma visão de mundo excessivamente pessimista e pode ter impactos profundamente negativos em sua saúde mental e produtividade. Afinal, se você está convencido de que tudo vai acabar terrivelmente, é improvável que você se sinta muito motivado a seguir seus sonhos.

Mas, o que você pode fazer sobre uma tendência a catastrofizar, isso é, agir em todo momento pessimista? Este guia orientará você sobre a natureza da catastrofização, oferecendo oito etapas que você pode começar hoje para deixar de ser pessimista.

O QUE É CATASTRÓFICO?

Essencialmente, catastrofizar envolve acreditar que as coisas são muito piores do que realmente são. Para algumas pessoas, a catastrofização acontece no nível pessoal. Por exemplo, você pode imaginar uma doença fatal em um futuro próximo ou pensar que toda data será um desastre.

No entanto, é igualmente comum catastrofizar em escala global, preocupando-se constantemente com o fato de o atual clima político levar a um desastre. Além disso, existe uma forma de catastrofização que se concentra no presente e não no futuro; você pode ter um dia difícil no trabalho e concluir que vai ser demitido.

COMO SER OTIMISTA EM 8 ETAPAS

Se você foi pessimista durante a maior parte da sua vida adulta, pode pensar que é assim que é; uma parte conectada do seu personagem.

No entanto, embora você não consiga estalar os dedos e se torne imediatamente otimista, há pequenos, mas poderosos ajustes que você pode fazer em sua vida diária para incentivar uma perspectiva diferente. Ao ler as dicas a seguir, pense em como você pode aplicá-las melhor à sua vida (na vida profissional, pessoal e na visão geral do mundo) e reflita sobre quais provavelmente serão as mais eficazes para ajudá-lo a mudança.

1- ENCONTRE UMA CAUSA EM QUE VOCÊ ACREDITA

Quando você realmente acredita em uma causa específica, essa convicção é forte o suficiente para dominar uma tendência à catastrofização e ao pessimismo. Claro, não é apenas uma causa.

Um interesse passageiro só lhe dará algumas semanas de positividade. Em vez disso, pense sobre o que você está realmente comprometido em apoiar e quais causas realmente significam algo para você. Não importa qual seja a sua causa, trabalhar para apoiá-lo mantém você focado em seu poder de mudar as coisas.

Se nada vier à mente no começo, tente escrever uma lista de assuntos importantes e considere as causas que podem estar vinculadas a esses valores. Por exemplo, se você gosta de animais, talvez haja um compromisso que você pode assumir para defender os direitos dos animais ou ajudar em um abrigo de animais.

Como alternativa, se você escrever um valor muito geral como "justiça", talvez queira fazer um trabalho voluntário para uma instituição de caridade que combate algum tipo de desigualdade racial ou social.

2- LEIA HISTÓRIAS INSPIRADORAS

Muitos pessimistas e catastrofizadores se concentram apenas em evidências que apoiam sua visão negativa e sombria do mundo. Se isso soa como você, desafie sua mentalidade expondo-se deliberadamente a histórias emocionantes e inspiradoras de pessoas que alcançam grande sucesso, mudam o mundo ou superam enormes obstáculos. Quanto mais histórias você ler, mais razões terá para acreditar que sua maneira usual de pensar sobre as coisas está fora da base. Com o tempo, esse processo pode realmente religar seu cérebro, criando novas vias neurais que suportam a positividade.

Para garantir que as histórias ressoem com você em um nível particularmente profundo, tente se concentrar nas que contêm algumas semelhanças com sua própria vida. Então, se você deseja iniciar seu próprio negócio, leia sobre os empreendedores mais incríveis. E se você está enfrentando uma vida amorosa difícil, procure histórias sobre como o coração partido muitas vezes leva as pessoas a encontrar o parceiro certo.

3- CONCENTRE-SE NAS POSSIBILIDADES

Se você é pessimista, é muito provável que você gaste uma grande parte da sua vida concentrando-se no impossível, em coisas que estão além do seu controle ou de suas habilidades. Quanto mais você faz isso, mais desamparado se sente e menos satisfeito se sente com o mundo (e seu lugar nele). Para se afastar da mentalidade catastrófica, você precisa mudar para se concentrar nas possibilidades, e não nas impossibilidades.

Como isso se parece na prática?

Imagine, por exemplo, que você está pensando em como é impossível ser rico o suficiente para comprar a casa que você quer amanhã. Quando você se puser pensando dessa maneira, desafie-se perguntando: "O que posso fazer agora para possibilitar a compra da casa que desejo em algum momento no futuro? Que estratégias posso empregar para começar a ganhar mais dinheiro hoje?".

4- FAÇA PARTE DE UMA EQUIPE

Quando os pessimistas refletem sobre como chegaram a esse lugar de pensamento negativo, muitas vezes percebem que carecem de uma sólida rede de apoio. Não importa como você acabou em uma posição solitária, é difícil negar que passar pela vida sozinho faz tudo parecer um pouco mais sombrio.

Além disso, é menos provável que você tenha alguém por perto para desafiar seus pontos de vista ou para perceber quando está soprando eventos negativos fora de proporção. Você precisa ter pessoas em sua vida que possam animá-lo e ajudá-lo a ser o seu melhor.

Se você sabe que já possui amizades que cumprem essa função, gaste mais tempo mantendo essas conexões e saiba que realmente deseja ser menos pessimista.

Enquanto isso, se você precisar fazer novas conexões, tente ingressar em uma classe, um grupo de livros ou apenas iniciar uma conversa com alguém novo no trabalho.

5- CONECTE-SE À SUA CAUSA

Outra característica comum dos catastrofizadores é que eles frequentemente ficam tão sintonizados com os desafios e as dificuldades que enfrentam que perdem de vista o motivo pelo qual estão fazendo o que fazem. Isso é particularmente natural em um ambiente de trabalho, quando um trabalho que você costumava amar pode se tornar algo que você detesta, simplesmente devido ao local em que você coloca a maior parte do seu foco.

Se você acha que isso aconteceu com você em qualquer aspecto de sua vida, dedique algum tempo para refletir sobre por que você chegou à posição de enfrentar essas dificuldades específicas. Na maioria dos casos, isso o familiarizará com suas causas e valores mais profundos, lembrando-lhe por que (e às vezes como) você pode superar obstáculos.

Em outros casos, você perceberá que o que está fazendo não atende mais às suas necessidades. Essa é uma realização útil também; é o primeiro passo para encontrar algo que combina com você e pode fazer você feliz.

6- CONECTE-SE À SUA FONTE DE ENERGIA ESPIRITUAL

Nesse ponto da lista, você pode se perguntar o que queremos dizer com sua fonte de poder espiritual. O pensamento principal aqui é realmente muito simples e não requer nenhum compromisso religioso explícito. Pelo contrário, uma vez que todos temos níveis limitados de força, precisamos de algo em que possamos explorar para aumentar nosso poder. Embora as fontes de apoio e positividade acima (por exemplo, amigos e causas importantes) possam certamente aumentar seu poder, você provavelmente obterá ainda mais de uma fonte espiritual.

Para algumas pessoas, isso pode realmente ser a oração ou outras atividades religiosas. No entanto, os exercícios de meditação e atenção plena também são formas de se conectar a uma fonte de poder espiritual.

Também existem maneiras menos convencionais de se conectar com o poder espiritual. Por exemplo, atos criativos como pintar, escrever e ouvir música podem aumentar sua resiliência e ajudá-lo a se afastar de uma visão de mundo pessimista.

7- LIVRE-SE DE PALAVRAS NEGATIVAS

Se você tem uma perspectiva negativa, provavelmente é atraente para palavras negativas. Enquanto isso, as próprias palavras negativas incentivam o pessimismo e a catastrofização, para que você entre em um ciclo vicioso.

A coisa mais eficaz que você pode fazer aqui é começar a monitorar sua expressão verbal e escrita mais de perto. Procure negativos e altere-os para positivos. No começo, você pode conseguir tornar as palavras neutras, mas mesmo assim é um movimento na direção certa.

Por exemplo, suponha que você esteja escrevendo em seu diário um evento e se diga "Todos me odeiam e acho que me acham estranho". Uma melhoria pode ser "Eu tenho algumas características únicas e pode levar algumas pessoas para compreendê-las". Melhor ainda: "Posso trabalhar mais para ajudar minha família a me entender, e alguns dos meus traços menos convencionais também são meus maiores pontos fortes".

8- ABRA SUA MENTE PARA O INESPERADO

Finalmente, lembre-se de que muitas vezes há uma forte sobreposição entre pessimismo e mente fechada. É comum sentir que você já tentou de tudo e que "nada funciona". Para se livrar do hábito de catastrofizar, tente praticar uma abertura a novas ideias e perspectivas.

Você pode fazer isso interna e externamente. Internamente, se você sentir sua mente vagando em direção a algo inesperado, deixe-a ir para lá em vez de desligá-la. Você pode apenas encontrar uma solução ou ter uma ótima ideia.

Enquanto isso, ao lidar com outras pessoas, seja paciente e as ouça. Você pode pensar que conhece melhor, mas se ouvir com atenção, poderá descobrir que alguém em sua vida tem um novo pensamento engenhoso que pode mudar sua perspectiva de maneiras importantes e poderosas. Na pior das hipóteses, você perderá alguns minutos da sua vida. Na melhor das hipóteses, seus olhos podem se abrir para novas maneiras de abordar sua vida ou trabalho.

Por Jonas Zhang

VEJA TAMBÉM:

Siga Seus Sonhos
Como Esquecer Alguém?
Como Detectar Mentiras - 18 Dicas
Manter-se Positivo ao Lado da Negatividade
Os 3 Passos Para Uma Atitude Mental Positiva

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.