Como Esquecer Alguém?

Tirar Alguém da Cabeça - Jonas Zhang
Nada mais gostoso do que conhecer novas pessoas, fazer amizade, ter amigos ou até criar um relacionamento novo. São inúmeras novas oportunidades, lugares para se divertir, se encontrar e até mesmo tirar aquela foto de recordação especial. O problema ocorre depois, como esta amizade já possui um afeto de anos e por algum motivo tal pessoa que sempre esteve ao seu lado lhe traiu, mentiu ou fez algo que lhe magoou perdendo de vez a amizade e lhe causando o maior atormento.

COMO ESQUECER ESTA PESSOA QUE CONVIVEU COM VOCÊ E QUE JUNTOS TROCARAM ÓTIMOS MOMENTOS?

Esquecer nem sempre é fácil e o que determinará o processo será seu envolvimento com esta pessoa, considerando alguns fatores que podem nos deixar preso a ela, como relacionamento afetivo de um parceiro tanto homem como mulher, se foram anos de amizade, cresceram juntos entre outros fatores que podem ter lhe marcado de uma forma emocional. É natural nos sentimos para baixo, tristes, decepcionado ou até mesmo com raiva, considerando o fim de uma amizade com tal pessoa que por algum motivo quebrou o laço da amizade entre vocês.

Pode haver inúmeros motivos para a pessoa "X" permanecer em nossa mente nos atormentando.

COMO FAÇO PARA ESQUECÊ-LA?

1- Localize os motivos pelo qual deva esquecê-la. Pense e imagine todas as coisas ruins desta pessoa, como defeitos, problemas e situações que não lhe agrada para fortalecer em seu subconsciente os motivos e razões que deve eliminar a pessoa "X" da sua cabeça.

2- Evite e se livre de objetos ou coisas que podem lhe trazer lembranças sobre ela/ele. Qualquer coisa que você possa se apegar, sentir ou olhar e que lhe traga aquela sensação chata da lembrança do passado. Essa eliminação é ideal para qualquer situação, pois imagina que você está indo bem, já nem se lembrava da pessoa "X" e depois do nada, pega algum livro, sente o perfume ou algum objeto pertencente a esta pessoa e lá vêm todas as lembranças do passado. Então, evite e eliminem qualquer coisa que possa lhe conectar com ela novamente.

DICA: Se não puder eliminar alguns objetos, os guarde dentro de alguma caixa ou recipiente em algum lugar que saiba que não será encontrado e esqueça-os lá.

3- Retire e desfaça amizade em redes sociais, pois senão nada irá adiantar o tópico anterior. Imagine que você está indo bem e do nada visualiza um Feed de notícia da pessoa "X" com fotos ou algum momento entre vocês, seria triste e ao mesmo tempo poderia lhe "abalar". Portanto, desfaça qualquer amizade em redes sociais ou algo que possa lhe ligar emocionalmente.

DICA: Se não puder apagar ou achar exagerado removê-lo do celular, então, o número do telefone, anote-o em alguma agenda. Em maioria das redes sociais há a possibilidade de ocultar ou desativar a notificações de amigos. O importante é não se notificado sobre a pessoa "X" enquanto o desejo é esquecer.

E AGORA O QUE DEVO FAZER?

4- Não se isole. É normal como nos decepcionamos ou ficamos tristes querer nos isolar, nos trancar no quarto, no entanto, ao fazer isso você só estará dando liberdade para seus pensamentos lhe atormentar com lembranças da pessoa "X".

Se você se isolar ou ficar cabisbaixo (a), triste ou trancado (a), apenas irá fortalecer estes sentimentos que de uma forma não quer. É a mesma coisa que querer que as horas passe olhando para o relógio, dar a impressão que nunca avança e como passa é apenas de um minuto para o outro. Para evitar isso e para que o tempo corra, mude o foco de sua rotina fazendo coisas que goste.

O que se deve ser feito, é se comportar e agir como era antes desta pessoa "X" entrar em sua vida.
Saia para se divertir mudando o foco dos pensamentos e impedindo-os que lhe traga lembranças marcantes. Evite também sair em lugares onde vocês costumavam se encontrar ou passar o maior tempo.

5- Não se julgue. Por qualquer motivo que tenha acontecido entre vocês, nada vai adiantar lembrar-se de algum acontecimento e se culpar ou julgar-se por eles, apenas deixe-os livre e quando eles vierem em sua mente, diga simplesmente: "Você não me pertence mais". Não brigue, critique, se ofenda ou se aborreça com os pensamentos e até mesmo lembrança da voz desta pessoa, como elas vierem apenas os aceite calmamente e diga para irem embora.

"Eles são apenas pensamentos, lembranças e você pode controlá-los, para tanto, não os julgue, simplesmente peça-os que vá embora".

6- Se por algum motivo lembrar-se de imagens e lembranças emocionais e sentir que estar se entregando ao sentimento, que eles estão sendo maiores que você e que pode lhe deixar mal, apenas substitua estes sentimentos de lembranças do passado por motivos que deva esquecer a pessoa "X", lembrando, por exemplo, o mal que ela/ele lhe causou.

Lembrou-se de um acontecimento marcante entre vocês dois? Substitua estas lembranças por motivos que ela/ele não deve mais permanecer em sua mente. Traga as lembranças dos problemas, das situações que o levou a tomar a esta decisão ou até mesmo o motivo que causou a quebra da amizade entre vocês.

7- Coloque sua mente para trabalhar. Isso pode ser realizado de várias formas:
Sair para se divertir, fazer alguma atividade física. Os exercícios são ótimos, pois além de nos fortalecer e melhorar nosso corpo também aumenta nossa autoestima nos dando aquela sensação de paz e bem-estar.

8- Pratique algum hobby, alguma coisa que goste ou faça algo que sempre desejou fazer.
O importante e essencial é mudar o foco de seus pensamentos e agir como não tivesse conhecido a pessoa em questão. De uma forma simples, é agir naturalmente desprendendo-se da pessoa em questão.

E SE EU VEJO A PESSOA FREQUENTEMENTE OU CONVIVO COM ELA?


Com certeza ao se deparar com a pessoa em questão os pensamentos irão a mil, é a mesma coisa de se machucar e como já estivesse cicatrizando, do nada batesse no mesmo lugar.
Seus pensamentos vão a mil para todas as lembranças e dor.
Entretanto, nem tudo é difícil, basta um pouco de vontade.

Mesmo com a presença constante da pessoa "X" em seu cotidiano ainda é possível evitar e retirá-la de sua cabeça, como, por exemplo:

1- Não fique com medo de encontrá-la, pois se ficar com medo ESTE será o motivo dela não sair da sua mente. Se você focar em não pensar nela ou não encontrar com ela, criará uma regra em sua mente sobre ela e será o contrário, cada vez lembrará ou sentirá falta da pessoa em questão.
2- Quando a ver, trate-a como qualquer outra pessoa andando na rua, como se não a conhecesse.
3- Se precisar falar algo, diga naturalmente.
4- Não faça muito contato com os olhos.
5- Evite e não diga sobre o fim da amizade entre vocês para outras pessoas.
6- Tenha confiança em você.

NOTA: Ouça músicas alegres evitando as tristes. Assim evita que tais gêneros de músicas lentas lhe tragam recordações do passado. Lembre-se: Você quer esquecer o passado, retirando os pensamentos negativos e lembranças que estavam em sua cabeça lhe "castigando" devido ao rompimento da amizade ou laço afetivo entre vocês. Então, ouça músicas alegres e viva a vida.

NOTA: Veja este conteúdo em vídeo: Como Esquecer Alguém - Dicas Poderosas.

Por Jonas Zhang

VEJA TAMBÉM:

Conquiste Suas METAS
O Segredo Para Felicidade
Como Parar De Ser Pessimista
Manter-se Positivo ao Lado da Negatividade
Acabe Com a Dor Através dos Seus Pensamentos

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.