5 Princípios de Reiki Para se Viver

Os Princípios do Dr. Usui - Jonas Zhang

O Dr. Usui disse a seus alunos: "Se você viver sua vida de acordo com esses cinco princípios, você terá uma vida plena." Neste artigo, discuto os 5 princípios e seu significado.

Quando você participa de um curso de Reiki 1, uma das primeiras coisas que você aprende são os cinco princípios do Reiki. Dr. Usui ensinou esses princípios para ajudar seus alunos a ter uma vida boa. Esses princípios às vezes são chamados de Ideais de Reiki ou Preceitos de Reiki.

Como o japonês é uma língua muito complexa, você pode encontrar várias variações desses princípios. Por exemplo, "seja gentil com as pessoas" às vezes é traduzido como "mostre compaixão para consigo mesmo ou para com os outros". Ou "dedique-se ao seu trabalho" pode ser traduzido como "trabalhe duro" ou "faça seu trabalho honestamente".

O significado então é ligeiramente diferente. Especialmente na cultura ocidental, onde "trabalhar duro" para muitas pessoas significa trabalhar 70 horas por semana, multitarefa em um emprego de alta demanda.

Existem também algumas variações, dependendo do Mestre e da tradução. Aqui estão os princípios que me ensinaram:

  • Só por hoje, não se preocupe
  • Só por hoje, não se zangue
  • Ganhe sua vida honestamente
  • Honre seus pais, professores e anciãos
  • Mostre gratidão a todos os seres vivos

Outra variação é:

  • Só por hoje, deixarei de lado as preocupações
  • Só por hoje, vou esquecer a raiva
  • Hoje farei meu trabalho honestamente
  • Hoje, vou homenagear meus pais, professores e anciãos
  • Hoje, serei gentil com todas as criaturas vivas

O que esses princípios do Reiki significam para você? Como você pode praticá-los em sua vida cotidiana? E por que diz "só por hoje"?

SÓ POR HOJE, NÃO SE PREOCUPE

Quando nos preocupamos, esquecemos que há um propósito divino para tudo. A preocupação nos causa estresse e tensão. Estamos projetando o futuro e não vivendo no momento presente.

"Só por hoje" significa exatamente isso. Não nos atribuímos grandes objetivos de "Nunca mais me preocuparei". Isso seria irreal. O que prometemos a nós mesmos, é viver o momento presente e nos permitir experimentar a riqueza do "só hoje" sem preocupações e estresse.

Se você estiver preocupado, gentilmente lembre-se de deixar de lado a preocupação apenas por hoje. Dando pequenos passos, abrimos oportunidades para nós mesmos de experimentarmos alegria, liberdade e paz. Com a prática, você experimentará emoções positivas com mais frequência.

SÓ POR HOJE, NÃO SE ZANGUE

A raiva é uma emoção desafiadora para muitos de nós. Vivemos em um mundo acelerado e muitas vezes ao longo do dia nos sentimos desencadeados, estressados, frustrados e com raiva.

Como nós lidamos com isto? Negamos nossos sentimentos e fingimos que não estamos com raiva?

Não. Você não precisa negar sua realidade e afastar seus sentimentos. Reconheça sua raiva. Testemunhe isso. E deixe isso se transformar.

A raiva é uma emoção. E-motion = Energia em movimento. Ele pode se transformar. Quando você reconhece e testemunha sua raiva, quando permite que a energia se transforme, você convida ao amor e à compaixão.

Só por hoje significa novamente, focar no presente, não projetar muito no futuro. A raiva é mais controlável se pensarmos nos dias atuais.

GANHE SUA VIDA HONESTAMENTE

Ganhar a vida honestamente significa que você não trapaceará ou roubará. Também significa que você aparecerá em seu trabalho com valores que refletem uma boa personalidade. Que você dará o melhor de si no seu trabalho e servirá aos outros e à humanidade. Isso significa que você trabalhará duro todos os dias e se dedicará ao seu trabalho.

Isso não significa que você trabalhará 75 horas por semana sem intervalos e sem vida pessoal própria. Significa apenas que quando você trabalha, está totalmente presente, servindo aos outros e dando o seu melhor.

HONRE SEUS PAIS, PROFESSORES E ANCIÃOS

Cresci em uma sociedade coletivista e uma das coisas que nos ensinaram foi a homenagear nossos pais, professores e anciãos. Isso não é ensinado na sociedade ocidental. E, no entanto, é tão importante.

Foram nossos pais, professores e mais velhos que nos ajudaram a ser quem somos. Eles estavam lá para nós quando precisávamos deles. Eles compartilharam seus conhecimentos, habilidades e sabedoria. É daí que vem a nossa fundação. Precisamos honrar e respeitar isso.

MOSTRE GRATIDÃO A TODOS OS SERES VIVOS

O último dos princípios do Reiki diz respeito à conexão com todos os seres vivos. Seja gentil com todas as coisas vivas. A bondade é tão simples. Quando você está em um estado de gratidão e bondade, você está conectado com a sabedoria do Universo. Você pode sentir a conexão e a Unidade.

Quando você mostra bondade e expressa gratidão a todos os seres vivos, você começa a sentir que tudo está interligado. Você perderá o véu da separação, seu ego começará a se dissipar e você começará a perceber conscientemente o reino das dimensões espirituais.

Quando você vive sua vida de acordo com esses cinco princípios do Reiki, sua vida se torna mais plena. Você será mais feliz e ainda mais saudável à medida que viver de acordo com esses princípios reduz o estresse e a tensão em nosso corpo.

Por Jonas Zhang

VEJA TAMBÉM:

Afirmações Através Das Cores
Afirmações - Eu Sou Deus Em Ação
Afirmações Para Todas As Ocasiões
Afirmações Dos 7 Chakras Para Cura
Afirmações Lei da Atração - Abraham Hicks
O Que é Reiki - 7 Benefícios Para Sua Saúde

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.