Desestresse e Limpe Sua Mente Para Uma Vida Melhor

Como Esvaziar a Mente e Se Desestressar - Jonas Zhang

Ao contrário da crença popular, uma mente vazia e clara não é uma coisa ruim. Nossa sociedade e geração nos condicionaram a acreditar que sua mente deve estar sempre zumbindo ou trabalhando. Isso não é verdade. Você não precisa sempre ter ideias ou formular planos, ou mesmo pensar no seu futuro. Assim como seu corpo precisa de uma pausa após o treino , sua mente também precisa de um fluxo constante de pensamentos. Esvaziar a mente é uma ferramenta útil para aprender, pois ajuda a dar um descanso ao cérebro.

Segundo o dicionário, esvaziar a mente significa fazer o possível para não pensar em nada. Significa parar propositalmente o fluxo constante de pensamentos que estão conosco todos os dias. Quando você aprende a prática de esvaziar sua mente, o cérebro se acostuma a entreter alguns pensamentos por minuto em vez de substituir automaticamente um novo pensamento por outro.

Embora nem todos os pensamentos que passam constantemente por nossas mentes sejam ruins, às vezes podemos experimentar pensamentos negativos e indesejados, que, se não forem resolvidos rapidamente, podem levar a grande angústia, ansiedade, depressão e até explosões violentas para algumas pessoas. Os sentimentos que você tem ao esvaziar sua mente são uma sensação de calma e, eventualmente, clareza.

COMO ESVAZIAR SUA MENTE?

Sentir-se sobrecarregado por seus pensamentos é muito comum, mas a boa notícia é que existem várias maneiras de ajudá-lo a combater isso.

ENCONTRE UMA DISTRAÇÃO

Esta é a maneira mais rápida que se pode usar para esvaziar a mente. Sempre que você sentir que seus pensamentos estão ficando confusos, ou você não consegue parar de pensar naquele problema ou medo, encontre algo para se distrair. Através de estudos, descobriu-se que o cérebro só consegue se concentrar em uma coisa de cada vez. 

Maneiras simples e saudáveis de se distrair incluem:

  • Tocar alguma música suave, por exemplo, instrumental ou jazz,
  • Aconchegando-se com seus animais de estimação,
  • Caminhando,
  • Fazendo algumas tarefas,
  • Exercício,
  • Tirando uma soneca,
  • Assistir a alguns programas de TV divertidos.

EXPERIMENTE O DIÁRIO

O diário é outra ótima maneira de ajudar a esvaziar sua mente. Essa prática simples provou ajudar a reduzir o estresse, controlar a depressão e a ansiedade, melhorar seu humor, manter sua mente afiada, melhorar sua função imunológica e ajudá-lo a entrar em contato com suas emoções. Esteja você usando uma caneta e papel ou um aplicativo para anotar seus pensamentos, o ato de escrevê-los o ajudará a limpar e esvaziar sua mente.

EXPERIMENTE A ATENÇÃO PLENA

Atenção Plena é descrito como um tipo de meditação que ajuda você a se concentrar em estar intensamente consciente do que está sentindo e sentindo no momento, sem interpretação ou julgamento. Praticar a atenção plena pode ser incrível para pessoas ocupadas. Sempre que você se sentir sobrecarregado por uma decisão, reserve um minuto para praticar algumas técnicas de atenção plena. Um exemplo simples é apenas se concentrar em sua respiração. Isso tira todos os pensamentos de sua mente, além de apenas perceber como seu corpo se expande e se contrai a cada inspiração e expiração.

SUPRESSÃO DE PENSAMENTOS

Esta é a prática de tentar ignorar ou controlar pensamentos que consideramos ameaçadores, angustiantes ou até mesmo embaraçosos. Um estudo realizado em 2012 mostrou que suprimir ou esquecer voluntariamente memórias indesejadas pode ajudar os indivíduos a lidar com experiências negativas ou traumáticas.

Um ponto a ser observado, no entanto, é que, embora algumas pesquisas tenham descoberto que essa prática pode ajudar alguns, também pode ter efeitos colaterais negativos. Uma vez que pode aumentar sua carga mental, pode eventualmente trazer de volta seus pensamentos ruins para assombrá-lo.

CONECTE-SE COM AMIGOS OU FAMILIARES

Sempre que você estiver estressado, pode não sentir vontade de estar perto das pessoas. Esconder-se e tentar resolver seus problemas pode parecer uma boa ideia, mas, na verdade, pode deixá-lo ainda mais estressado. Estar cercado de familiares, amigos e entes queridos, mesmo sem participar ativamente das atividades que estão fazendo, é uma ótima maneira de esvaziar a mente inconscientemente.

MEDITAÇÃO PARA ESVAZIAR A MENTE

Os benefícios da mediação são infinitos. Esta prática simples pode ajudar com:

  1. Aumentando o autoconhecimento,
  2. Aumentando a imaginação e a criatividade,
  3. Aumentando a paciência e a tolerância,
  4. Gerenciando a dor crônica,
  5. Gerenciar doenças crônicas, como doenças cardíacas, bem como outras doenças, como asma, câncer, dores de cabeça tensionais e pressão alta, entre outras,
  6. Reduzindo os sintomas da insônia,
  7. Condições de saúde do metal, como ansiedade e depressão.

COMO PRATICAR A MEDITAÇÃO PARA O ESVAZIAMENTO DA MENTE?

Aqui estão alguns passos simples para tentar:

  • Encontre um local calmo e tranquilo em sua casa para se sentar.
  • Mantenha as costas retas, mas não rígidas, e as pernas cruzadas à sua frente com as mãos em cima das pernas.
  • Feche os olhos lentamente e simplesmente sente-se e sinta sua presença. Preste atenção na sua respiração. Respire profundamente para sentir seu corpo se expandir ao inspirar e contrair ao expirar.
  • Quando sua mente começar a divagar, traga-a de volta à sua respiração.
  • Deixe de lado quaisquer pensamentos ou sentimentos que estejam em sua mente. Se algum novo pensamento tentar entrar, deixe-o ir e não se prenda a nenhum deles.
  • Tente manter sua mente o mais vazia possível. Se você inicialmente não puder fazer isso, opte por apenas manter o foco em sua respiração. Observe que seu objetivo final será manter sua mente completamente vazia para que você não precise prestar atenção à sua respiração.
  • Faça isso por até 2 minutos (ou mais, se puder) e, quando o tempo acabar, abra lentamente os olhos e deixe que eles e seu corpo se familiarizem novamente com o ambiente antes de se levantar e ir embora.

QUAIS SÃO OS MELHORES ASANAS DE IOGA

Aqui estão alguns asanas de ioga incríveis para esvaziar a mente sempre que você se sentir estressado ou sobrecarregado:

1- POSTURA DA CRIANÇA

  • Fique em suas mãos e joelhos no chão em um tapete.
  • Afaste os joelhos o máximo possível, até as bordas do tapete, e mantenha a parte superior dos pés no chão, com os dedões dos pés tocando as costas.
  • Traga a barriga para descansar entre as coxas e enrole a testa no chão. Mantenha seus ombros, mandíbula e olhos relaxados. Se você não puder apoiar a testa no chão, coloque uma pilha de livros na cabeça ou descanse-a nos punhos fechados.
  • Estique os braços à sua frente com as palmas voltadas para o chão ou traga os braços para trás ao lado das coxas com as palmas voltadas para cima. Faça o que achar melhor e mais confortável para você.
  • Fique nesta posição de 30 segundos a alguns minutos. Lembre-se de continuar inspirando e expirando profundamente.

2- POSTURA DO DEDÃO DO PÉ

  • Comece de pé com os pés paralelos e afastados na distância do quadril, e os braços relaxados ao lado do corpo.
  • Expire e incline-se para a frente a partir do quadril, mantendo as pernas retas. Enrole os dedos indicador e médio de cada mão em torno do dedão do pé correspondente e, em seguida, enrole o polegar nos outros dois dedos para prender.
  • Expire e dobre-se mais para a frente, com o objetivo de puxar a testa em direção às canelas. Lembre-se de manter a respiração e manter a cabeça e a coluna relaxadas.
  • Mova as mãos sob as solas dos pés, apoiando a parte superior das mãos no chão. Os dedos dos pés devem ficar nas dobras dos pulsos.
  • Se você não conseguir alcançar a testa, use uma tira de ioga e prenda-a sob as pontas dos pés para ajudá-lo a alongar. Você também pode dobrar um pouco os joelhos para ajudar a baixar a testa.

COMO LIMPAR SUA MENTE PARA DORMIR?

Na maioria das vezes, as pessoas sofrem de sintomas de insônia, como dificuldade para adormecer ou dificuldade para permanecer dormindo porque suas mentes estão muito cheias. Então, como você pode praticar o esvaziamento de sua mente para que possa adormecer e descansar o que merece? 

Aqui estão algumas coisas para tentar:

1- FAÇA UMA LISTA DE TAREFAS

Uma lista de tarefas ajuda você a fazer um plano de jogo de como lidar com os problemas que estão incomodando você. Isso esvaziará sua mente dessas preocupações e você adormecerá mais rápido.

2- DESLIGUE SUAS TELAS

Quantas vezes você disse mais um episódio ou mais um vídeo nas redes sociais, apenas para perceber que são 3 da manhã e você ainda está acordado. Desligue suas telas pelo menos 30 minutos antes de dormir para permitir que sua mente se acalme.

3- OUÇA UM PODCAST OU UM AUDIOLIVRO

Esta é uma grande distração que ajuda sua mente a relaxar, esvaziando-a efetivamente e permitindo que você durma.

4- OUÇA SONS CALMANTES

Existem muitos aplicativos gratuitos hoje que oferecem sons suaves que podem ajudá-lo a dormir. Ruído branco, sons de baleias, o som da chuva ou o som do trovão são alguns sons suaves que as pessoas ouvem podem ajudar a esvaziar a mente para dormir.

5- MEDITAÇÃO

A meditação para o sono é ótima, pois nos treina a estar menos em nossa cabeça e mais conscientes do momento presente, o que, por sua vez, ajuda no sono. Algumas ótimas formas de meditação para ajudar a limpar sua mente para dormir incluem exercícios de respiração, escaneamento do corpo, meditação de visualização, prática de gratidão ou contagem regressiva de qualquer número escolhido.

CONCLUSÃO

Se você está se sentindo sobrecarregado, estressado, cheio de pensamentos negativos e intrusivos ou simplesmente não consegue adormecer à noite, o esvaziamento da mente pode ser benéfico para você. Embora possa ser difícil inicialmente, a prática e a dedicação constantes acabarão por ajudá-lo a filtrar seus pensamentos, onde você só pensa em algumas coisas por minuto e até mesmo para de pensar por um minuto ou cinco todos os dias para dar um tempo à sua mente.

Lembre-se de que não importa o que alguém diga, sua mente não deve e não deve estar correndo o tempo todo. Assim como seus músculos precisam de um ou dois dias de descanso da academia, ou como um ser humano não está programado para trabalhar sete dias por semana. Sua mente não deve ser sobrecarregada. Faça uma pausa, limpe sua mente e respire.

Por Jonas Zhang

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.