Os 3 Passos Para Uma Atitude Mental Positiva

Como Ter Pensamentos Positivos - Jonas Zhang
Todos gostam e buscam estar de bem com a vida, contudo, o processo de uma vida plena e feliz começa dentro de você, através da sua mente, e ter pensamentos positivos é fundamental para alcançamos nossos desejos, como também, conviver em harmonia conosco mesmo.

Uma mente tranquila e equilibrada é a grande chave para o sucesso, pois não adianta inovar, limpar e abusar da criatividade de uma fachada de uma loja, se o seu interior é completamente o oposto, (sujo, feio, desorganizado)...

TEMOS 3 SIMPLES PASSOS PARA TER ATITUDES POSITIVAS

1- PENSE E NÃO REAJA

Quando surge uma dificuldade, a tendência é entrar em pânico ou ficar perturbado, ou até ressentido. Tais reações são emocionalmente condicionadas, e se os atos do indivíduo forem determinados em tal estado de espírito, provavelmente faltará a eles racionalidade.

É preciso disciplinar-se para ser calmo na maneira de pensar. A mente deve estar tranquila, pois ela não consegue pensar quando em ebulição; só quando está fria é que a mente pode produzir aqueles conceitos racionais, fatuais, que levam às soluções. Não permita emoções negativas. Pense! Sua cabeça é, na verdade, seu maior bem. É preciso mantê-la sempre sob controle disciplinar. Lembre-se da declaração atribuída a Thomas A. Edison:

"O principal propósito do corpo é carregar o cérebro".

O grande inventor sabia que é na mente, trabalhando com serenidade, que obtemos ideias e não impulsos. Com essas ideias sólidas resolvemos os problemas.

2 - TORNE-SE UM PENSADOR 'COMO'

Depois de trinta anos de trabalho árduo, Fred perdeu seu negócio por causa de um sócio desonesto. Eu esperava que ele estivesse cheio de rancor quando veio ver-me. Em vez disso, contou ter descoberto que seus bens eram bem maiores do que as suas dívidas.

"- Tudo o que eu tinha quando comecei há trinta anos eram US$ 50,00. Tenho agora US$ 500,00. Como vê, estou em melhor situação nesse ponto - disse ele com um sorriso. - Comecei com uma mulher maravilhosa, e ela continua comigo, graças a Deus. Tenho também muito mais experiência hoje".

Dentro de um ano depois do seu revés, ele havia começado outro negócio e ia bem. Mas, a declaração que fez e que ficou comigo foi esta:

"Decidi não ser um pensador SE, mas um pensador COMO".

Essa é uma distinção que nos faz pensar. O pensador se reflete sobre uma dificuldade ou revés, dizendo amargamente consigo mesmo:

"Se apenas tivesse feito isto ou aquilo... Se apenas esta ou aquela circunstância tivesse sido diferente... Se outros não me tivessem tratado tão injustamente...".

O processo continua de explicação em explicação, dando voltas, sem chegar a lugar algum. O mundo está cheio de pensadores SE derrotados.

"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold

O pensador COMO, por outro lado, não gasta energia em autópsias quando tem de enfrentar dificuldades ou até desastres. Mas, começa imediatamente a procurar a melhor solução, pois sabe que sempre há uma solução. Ele se pergunta:

"Como posso usar criativamente este revés? Como posso extrair algo bom dele?".

O pensador "como" resolve eficazmente os problemas porque sabe que existem sempre valores numa dificuldade. Ele não perde tempo com condicionais "SES" fúteis, mas começa a trabalhar diretamente nos "COMOS" criativos.

3- CREIA QUE PODE E PODERÁ

Este princípio dinâmico tem sido demonstrado na vida de grande número de crentes para deixar qualquer dúvida quanto à sua validade. É muito importante crer que você pode, com a ajuda de Deus, enfrentar e vencer todos os problemas. As palavras crer e poder estão ligadas numa unidade de criação ativa. Se acreditar que pode, você pode.

Certo homem que estivera passando por um fracasso atrás do outro viu num livro frase que o impressionou: "Espere o melhor e consiga". Isso o atingiu em cheio, e ele admitiu para si mesmo que seus pensamentos tinham sido derrotistas. A cada dia estivera esperando o pior e recebendo o pior.

Começou então a procurar na Bíblia ideias "práticas" que apagassem a sua imagem de fracasso. Encontrou várias, inclusive estas duas:

"Pedi, e dar-sevos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mt 7.7) e "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (2 Tm 1.7).

Essas passagens bíblicas fizeram nele uma verdadeira lavagem cerebral, eliminando dúvidas e inferioridades. "Decidi", disse ele:

"Tomar uma atitude diferente em relação ao meu emprego. Iria começar cada manhã dizendo:

"Gosto do meu trabalho. Este vai ser o melhor dia da minha vida".

Comecei a ver que, se não acreditasse em mim mesmo, não poderia esperar que ninguém acreditasse em mim".

Essa foi a experiência de R. Gene Scalf, que contou sua história na revista Guideposts. Você deve, então, fortalecer a sua fé enfraquecida com os conceitos poderosos da Bíblia. A Bíblia está repleta de pensamentos que produzem fé, os quais podem renovar toda a sua atitude mental. Quando isso acontecer, você se tornará um crente que pode trilhar um caminho de fé para vencer os problemas.

Do livro: 6 Atitudes Para um Vencedor, de Norman Vincent Peale

Por Jonas Zhang

VEJA TAMBÉM:

Na Trilha do Sucesso
As Riquezas Envolvem Você
4 Ingredientes Da Cura Pela Fé
O Milagre de Peter e Eileen Caddy
Orações Cientificas do Dr. Joseph Murphy

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.