Exercício Para Uma Meditação Tranquila

Exercícios Para Meditar - Jonas Zhang
A meditação é essencial para corpo em suas mais diversas formas, pois ao meditar, você não apenas limpa a mente, mas sim, relaxa o corpo, descansando-o da rotina do dia a dia, ao mesmo modo que estará dedicando um tempo importante: um momento só seu.

Não há maneira correta de se meditar e sim, a forma que você se sinta mais confortável, portanto, ao pensar em meditar, pense primeiro em estar confortável consigo mesmo, estando confortável já são 60% da própria meditação, desta forma seu corpo relaxa, se acalma e se torna mais sereno.

ANTES DE COMEÇAR A MEDITAR

Tenha em mente que estes são apenas alguns procedimentos que você pode seguir para colocá-lo em prática. Recomenda-se que ouça uma música suave quando for fazer estes passos e que esteja em um lugar calmo e para melhor resultado, grave com suas palavras para guiá-lo, ou se desejar, ouça os passos a seguir em áudio que consta disponível em nosso canal com o link também no final desta matéria.
Nesta playlist há diversos áudios para meditar: Sons Para Meditar & Relaxar.
VAMOS AO EXERCÍCIO PARA A REALIZAÇÃO DA MEDITAÇÃO

Comece a meditar respirando. Para fazer esta primeira meditação, procure uma posição confortável, mas não confortável demais, para não correr o risco de adormecer. Desaperte o cinto e use roupas folgadas. Não é preciso sentar-se numa posição de ioga para meditar: basta uma cadeira de espaldar reto e firme, ou qualquer lugar em que você possa sentar-se confortavelmente com as costas apoiadas.

Sente-se numa posição ereta, mas relaxada. Mantenha a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral alinhados, como se um grande balão de gás estivesse puxando sua cabeça para o alto. Manter a cabeça ereta ajuda a mente a permanecer alerta, o que é uma condição essencial na meditação.

Feche os olhos e mantenha-os fechados até o final da meditação...
Comece prestando atenção na sua respiração, no fluxo natural do ar que entra e sai por suas narinas, ou no seu ventre que sobe quando você inspira e desce quando expira.
Observe todas as sensações ligadas à sua respiração... O movimento do ar... O calor... Tudo o que você sentir...

Não procure controlar a respiração... Respire naturalmente prestando atenção ao ar que entra e sai...
Se a respiração estiver superficial, deixe-a ficar assim.
Se ela for mais rápida ou mais lenta, deixe-a ficar do jeito que está... A própria respiração se regula...
Enquanto medita, você só precisa prestar atenção nela...

Quando você perceber que sua mente dispersou, traga-a suavemente de volta para a respiração. Durante essa meditação, os pensamentos, os planos, as lembranças, os sons, as sensações, tudo o que for diferente da sua respiração será considerado uma distração. Livre-se desses pensamentos. Tudo o que vier à sua mente desviando a atenção da respiração é, a partir de agora, uma distração.

Não se preocupe nem se culpe se sua mente se distrair com outros pensamentos... Isso é natural.
Cada vez que isso acontecer, basta trazer suavemente o foco da atenção para sua respiração...
Tente prestar atenção em cada respiração durante todo o tempo que ela durar: toda a inspiração, toda a expiração...

Para ajudar sua mente a se concentrar na respiração, repita em silêncio uma palavra para cada inspiração e para cada expiração: se você se concentrar no ar que entra e sai das narinas diga em sua mente "dentro" para a inspiração e "fora" para a expiração. Se a concentração estiver no movimento de seu ventre, diga em silêncio: "subindo" para a inspiração e "descendo" para a expiração.
Faça com que essas palavras sejam como uma suave música de fundo em sua mente...
Um murmúrio bem leve... Preste atenção no que você sente ao respirar, e não apenas na mera repetição das palavras.

Tome consciência de cada inspiração e de cada expiração...
Quando sua mente for ocupada por outros pensamentos, traga-a suavemente de volta para sua respiração...
Deixe a respiração seguir seu ritmo natural... Se ela for superficial ou profunda, lenta ou rápida, não interfira em seu ritmo...
Basta prestar atenção nela...
Observe toda a inspiração... Toda a expiração... Dentro... Fora... Subindo... Descendo...
Mantenha sua atenção alerta... Dentro... Fora... Subindo... Descendo...

Observe cada respiração... Toda a respiração...
Cada vez que sua mente se afastar da respiração, traga-a suavemente de volta...
Agora, pare um pouco... Observe seu corpo... Veja como ele se sente...
Como você se sente...
Quando quiser, abra os olhos…

Até aqui, se você estiver seguindo os passos naturalmente sem pressa, terá completado mais de 5 minutos, o que já será ótimo...
No decorrer do tempo, poderá aumentar os minutos e não se preocupe caso adormeça, é completamente natural, seu corpo apenas não está acostumado e treiná-lo dará lhe um ótimo bem-estar, sensação de paz e leveza.


Por Jonas Zhang

VEJA TAMBÉM:

Aplicando a Gratidão
Lei da Atração - Como Praticar
10 Formar De Melhorar Sua Vida
O Milagre de Peter e Eileen Caddy
Mantra de Cura Mágica, Equilíbrio e Harmonia

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.