Como Motivar Funcionário?

Jonas Yakamura - Mente em Transição
Os números de pequenas empresas vêm aumentando e o índice de pessoas que desejam “largar” o lado funcionário para serem proprietários de seu próprio negócio ou empresa também. Entretanto, lidar com funcionário requer um bom jogo de cintura, determinação diante dos conflitos e problemas do dia-a-dia. Empresários ou "novatos" no assunto, acabam que esquecendo o ponto principal que poderá levar sua marca evoluir como cair, eles são os funcionários, as pessoas que trabalharão juntos para sua marca crescer.

Um funcionário motivado gera mais produtividade, isso porque irá trabalhar com maior proatividade ou com intuito de fazer seu trabalho com gosto.
É essencial garantir que seus funcionários estejam por dentro de todas as informações necessárias e que este entenda que seu ambiente de trabalho não deve ser apenas algo repetitivo causando lhe desgaste ou desinteresse.

Por que é tão importante me preocupar com a motivação dos funcionários?

Há várias razões para querer que seus funcionários estejam motivados.
Por começar, um funcionário motivado irá:

Gerar maior produtividade;
Participar e interagir com a equipe;
Trabalhar com autoestima;
Haverá redução de estresse;
Entenderá que a empresa é sua também;

Não vejo meus funcionários com frequência, isso pode prejudicar?

Um dos motivos que podem desmotivar um funcionário é a falta de atenção, não necessariamente que o chefe ou proprietário deva ficar "colado" em seus funcionários, mas, a atenção de mostrar-se preocupado e atento com eles.
Um funcionário que não tem atenção do seu Chefe/Gerente entende que ele está lá unicamente para fazer seu trabalho, entenderá que seu chefe é seu superior e que não deve rebaixar-se ou que simplesmente não se interessa pela saúde, bem-estar de todos eles. Assim, este não se preocupará em não realizar seu trabalho de forma correta querendo e contando as horas para o fim do expediente.

Como posso descobrir se meus funcionários estão desmotivados?

Há alguns pontos que podemos visualizar e detectar se os funcionários estão desmotivados, como:

Mantém-se sempre afastado da equipe, de conversas, de amizades, reuniões ou durante a rotina de trabalho;
Não demonstra responsabilidade, faltando com frequência sem informar motivos ou justificativas do ocorrido;
Faz apenas o necessário, nada mais do que foi contratado, não atingi metas e não se preocupa com elas;
Está sempre vendo o lado negativo da empresa, vê os pontos positivos apenas da concorrente e aguarda impaciente o fim do expediente;
Não aceitam mudanças, não quer evoluir, crescer ou realizar cursos na área contratada;

Existem muitos outros fatores que pode ser apresentado dependendo do funcionário. No entanto, se você é proprietário/chefe/líder ou gerente e esta situação é frequente em sua empresa, está na hora de mudar para transformar algo ruim em melhor.

Como posso motivar meus funcionários sem gastar dinheiro?

Provavelmente a primeira coisa que possa surgir ao pensar em motivar os funcionários é como fazer sem gastar? Isso ocorre porque ao pensar em motivar alguém, vêm ideias e mais ideias, entretanto, todas que necessitam de uma renda, tais como: prêmios, descontos, shows entre outros.
Não são necessários gastos para motivação dos funcionários e os mais simples são os mais eficazes.

Então, por onde começar?

1º Mostre-se feliz com sua presença: Como notar que seu funcionário acabou de chegar, o cumprimente, se estiver indo embora, dê tchau. Trata-se de algo simples, mas que faz toda diferença como um “Oi”. Ao fazer isso você demonstra que se preocupa com seus funcionários e ele não se sentirá apenas outro qualquer ali dentro.

2º Destaque seus pontos fortes e qualidades: Se você pediu algo e o funcionário realizou de forma melhor do que esperado, dê os Parabéns! Notou que seu funcionário tem ótimas qualidades ou que são pontos fortes, novamente, dê os parabéns. Ele realizou a tarefa, mas não de forma esperada, também dê os parabéns, incentivando-o a melhorar. Ao parabenizar você mostra que se preocupa com ele e que valoriza seu trabalho, mesmo que seu trabalho seja igual, cada um tem sua forma de realizá-lo. Ao parabenizá-lo ele se sentirá melhor, feliz e buscará fazer o melhor de si.

3º Faça campanhas e pausas: Faça alguma campanha em grupo, destaque as melhorias de cada um, deem pausas para descansar como recompensa, como: folga, entrada mais tarde, saída antecipada ou lanche de comemoração. Como destacado, não são necessários prêmios, porém, cada ser humano trabalha em foco de competição. Ao fazer campanha, eles irão fazer o melhor para ganhar e se destacar, lógico que merecem uma recompensa. Fica a critério de cada situação, o importante é haver algo em troca.

4º Mostre igualdade: Mostre para seus funcionários que eles completam uma equipe e que todos podem crescer chegando ao ponto mais elevado da empresa. Peça sugestões a eles como for decidir algo, assim eles perceberam que fazem parte do projeto e se possível, mostre-os que cada um pode se tornar um líder passando este assumir o cargo de responsabilidade e de proatividade da empresa. Faça-os interagir, participar juntos sem nível de preconceito ou superioridade.

5º *Dê recompensa: Este último cabe à situação da empresa ou do chefe realizar se desejar dependendo da situação ou área. Poderá motivar seus funcionários promovendo prêmios, como: cestas, kits, balas, bolos, exemplo: "ovos de páscoa, kit de beleza no dia das mães, chocolate no dia dos namorados, entre outros". Não necessariamente promovendo cada dia ou mês um prêmio, cabendo à administração promover em alguma data comemorativa.

Por Jonas Souza

Gostou? Compartilhe!