Uma Nova Vida Após o Perdão

Como Perdoar Alguém - Jonas Zhang
Muitas vezes decidimos seguir em frente depois de ter passado certos momentos presos a algo que estava nos prejudicando devido ao fim do relacionamento, seja ele ter ocorrido por brigas, controversas ou ciúmes. Porém, mesmo com a decisão de seguir em frente, nada muda, pelo contrário, as coisas só pioram.
Lembranças do passado acompanhadas por pequenos sentimentos que nos levam para o fim do túnel.

Estes sentimentos que são pedaços dos nossos passados alimentados pelo ego, nosso orgulho, desejo de vingança e raiva, tudo ao mesmo tempo.

"Meu Deus! O que eu faço? Desejo seguir em frente, mas não a/o esqueço".

APRENDA A PERDOAR!

O perdão aparenta ser simples, no entanto, são coisas simples que nos desafiam.
Do mesmo modo, como a gratidão, para usá-lo, devermos senti-lo, ou seja, não apenas dizer: "eu perdoo", mas sim, sentir-se perdoado.

O maior obstáculo de seguir uma nova vida após uma separação é o motivo que levou este fato.
Foi traição, desconfiança, ciúmes excessivos?

Nada disso importa agora, o que importa é sua nova vida, portanto, se você ficar pensando nestes "problemas" e detalhes do passado apenas estará se autodestruindo e deixando de viver.

DEVO PERDOAR POR TUDO?


Quando você culpa alguém e não o perdoa, o único a se prejudicar é você mesmo!
É normal nos sentimos incapazes de perdoar por algo que alguém nos prejudicou e considerar errado ou injusto, mas, ao manter a culpa na mente estará apenas alimentando o desejo de raiva, sentimentos tristes e motivos que o levaram ao término. Para você poder reviver e recomeçar uma nova vida o que lhe aconteceu de ruim deve sair e dar lugar ao novo, entretanto, nada disso irá ocorrer se você alimentar o orgulho, e seu ego.

QUAL O PREÇO DO PERDÃO?

Pode não te custar absolutamente nada, como pode te custar muito, incluindo sua vida. Há pessoas que não conseguem viverem com pensamentos de condenação e que só podem ser curados após ouvirem da pessoa que este prejudicou estarem perdoados e muitos outros casos, a situação é inversa para quem condenou, são pessoas que só conseguem viver uma nova vida após perdoarem.

Ao perdoar você estará limpando e fazendo a faxina de seus pensamentos que não lhe servem mais para algo melhor.

JÁ TENTEI PERDOAR, MAS NÃO CONSIGO

Nada é fácil, principalmente ao se lidar com algo que nos prejudica ou nos prejudicou, entretanto, é algo que irá nos libertar dos rancores, problemas físicos e psicológicos que futuramente podem causar alguma doença séria. Ao perdoar só temos benefícios ao nosso lado, é como limpar a casa e sentir-se em um novo ambiente.

"Por que diante de tantos benefícios ainda há barreiras que podem lhe impedir de seguirem em frente?"

ISSO OCORRE POR EXISTIR DOIS TIPOS DE SITUAÇÕES:

SITUAÇÃO 1

A pessoa apenas "aceita" o que aconteceu de errado como se nada tivesse acontecido/ocorrido, este é um dos maiores motivos que as levam acreditarem que perdoaram e depois sofrem novamente com a angústia, raiva, medo e depressão.

Por exemplo, digamos que Maria foi traída e deseja vivenciar uma nova vida e um novo amor, entretanto, o desejo de vingança e sentimento de tristeza ronda sua mente. Após alguns dias ela decide perdoar, só que ao invés de perdoar, ela simplesmente "aceita" o ocorrido (à traição) como se fosse algo natural e normal e que não faz necessário culpar tal pessoa, que a culpa é unicamente dela.

Com tempo ela irá sentir-se novamente perseguida pelo ressentimento e mágoa, irá analisar a vida de fulano que a traiu e sentir-se (usada, vítima) do outro que se beneficiou dela durante muito tempo. Com isso será tomada pela tristeza e sentimentos negativos rodando em sua mente impossibilitando-a de amar novamente.

SITUAÇÃO 2

A pessoa faz uma reflexão do ocorrido, entende que não poderá mudar o que já aconteceu e diante deste processo irá se livrar das mágoas, ressentimentos e motivos que poderiam lhe atormentar. Com isso, aumentará sua autoestima, determinação para seguir em frente.

QUAL A DIFERENÇA?

O primeiro consiste simplesmente em aceitar o que aconteceu, contudo, vivendo com os sentimentos negativos dentro de si. O que os levam a dizerem que não conseguem perdoar ou que já "tentaram" e não obtiveram êxito, em muitos casos, podem se considerar o único culpado.

O Segundo consiste em aceitar o que aconteceu de forma que não foi possível evitar por parte da pessoa que foi prejudicada, analisar o ocorrido e se livrar dos ressentimentos, raiva, sentimento de vingança ou qualquer outro motivo que o prenda impossibilitando de seguir em frente.

"Manter o ressentimento apenas irá alimentar o ego e futuramente ocasionarão em problemas psicológicos e físicos como depressão, ataques cardíacos, ansiedade e estresse".

COMO SABEREI QUE PERDOEI DE FATO?

Quando se perdoa você se livra das mágoas ou qualquer outro sentimento que possa lhe ligar novamente ao passado e lembranças que lhe causou estes sentimentos ruins, assim se sentirá bem, com uma leve sensação de paz e de encorajamento de seguir uma nova vida sentindo-se que nada poderá lhe impedir ou atrapalhar, pois como citado, elevará sua autoestima e contará com uma ótima sensação de determinação, saindo do papel de "vítima" e assumindo um papel de vencedor, vendo apenas o lado bom da vida.

COMO FAÇO PARA PERDOAR?

1- Faça uma análise da situação, seja ele qual foi e assim expresse todo o seu sentimento, retirando e eliminando o que lhe aflige de dentro de seu corpo, se for preciso; chore, grite, pois será necessário limpar a alma. Como chegamos ao ponto de chorar, nossos sentimentos estão presos dentro de nós e precisam se libertar. Liberte-os.

2- Obtenha uma meta, um objetivo de melhorar e de evoluir. Pense nas coisas boas que podem ou já lhe aconteceu devido ao fato de ter ocorrido esta situação desagradável, por exemplo, me livrei de uma pessoa que me prendia, me sufocava. Esta é sua decisão e não é necessário dizer a mais ninguém suas metas ou motivo de perdão.

3- Veja tudo como algo que irá te beneficiar, lembrando que ao perdoar não estará apenas aceitando o ocorrido, mas sim, se libertando dos ressentimentos e tendo uma nova experiência, sendo uma nova pessoa, será melhor agora, poderá aproveitar mais a vida, o que ocorreu apenas te fez  mais forte. Quando se sentir triste, aflito; faça meditação, pratique algum exercício e não dê ouvidos aos pensamentos negativos que vierem em sua cabeça.

4- Não espere nada de ninguém para ser feliz. A decisão de perdoar e de amar devem surgir de você, não espere uma sugestão de terceiro para poder ser feliz ou recomeçar.

5- Se há aquele desejo de se vingar, faça isso demonstrando que você é uma nova pessoa, mais feliz, alegre, independente e que ama a vida. A maior forma de nos vingarmos é demonstrarmos que estamos de pé, seguindo nosso rumo de forma melhor com as experiências do passado.

6- Faça terapias. Quando digo terapias, cito exemplos práticos como andar, fazer exercícios, dançar ou também sessões de acupuntura e principalmente ho'oponopono, que é uma terapia para se livrar de sentimentos negativos, perdoar e se livrar de traumas do passado.

Por Jonas Zhang

VEJA TAMBÉM:

Siga Seus Sonhos
Tristeza ou Depressão?
Como Esquecer Alguém?
O Segredo Para Felicidade
Como Deixar de Ser Tímido
Como Parar De Ser Pessimista

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.