Influência Das Cores

Características Das Cores De Roupas - Jonas Zhang
As cores exercem influências na vida humana, tais como é usada em demonstrações de sentimentos em desenhos animados, basta um sol ou uma cor vibrante para demonstrar alegria, como basta um temporal ou uma cor escura para demonstrar frieza, tristeza e medo.

A vida sem cores perde todo o brilho e a escolha da cor em seu dia a dia podem influenciar todo ambiente, seu redor e a situação.

Determinadas cores podem passar a você sentimentos, seja no humor, como alegria ou tristeza, confiança ou medo, sensação de limpeza e leveza.

O ambiente de trabalho pode ser mais prazeroso, os funcionários mais proativos ou tranquilos se as cores certas estiverem distribuídas de formas equilibradas, evitando o estresse, desânimo e depressão.

Dependemos das cores e elas são partes integrantes da luz. As luzes agem em nossos corpos como nas plantas ou qualquer outro ser, atua em nossa energia vital, usada e podendo até curar determinadas doenças sendo a chave principal de harmonização dos Chakras.

CORES QUENTES:

Cores associadas ao sol, fogo e excitantes são declaradas cores quentes, são as que transmitem uma sensação de calor.

VERMELHO: Transmite energia e sexualidade, cor do fogo e do sangue, da paixão, da garra, força, ação diante de conflitos. A cor Vermelha é associada à guerra na utilização de sangue, cor de determinação, sendo uma das cores mais importantes por trazer confiança e também estimula a raiva em se obter o que deseja.

LARANJA: Transmite energia, vitalidade, dinamismo, aumenta o ânimo e reduz os sintomas da depressão. Meio semelhante à cor vermelha, também associada ao fogo e calor. Esta cor libera e estimula o raciocínio físico e mental, ajuda nos estudos, trazendo novas ideias e criatividade, sendo uma ótima cor na utilização em escolas primárias.

AMARELO: Ligada a comunicação, estimula a inteligência, alegria, vontade e também a inveja.
É a cor quente mais próxima do branco que transmite sensação de calor, ânimo e otimismo. Esta cor se bem distribuída em um ambiente de trabalho estimula atividades intelectuais mais prazerosos, mas, se suas cores forem exageradas causam desconforto, irritação e cansaço aos olhos.

CORES FRIAS:

Cores associadas à lua, que transmitem sensação de frio, como o gelo e água são declarados cores frias.

VERDE: Cor da esperança, da vegetação, saúde e prosperidade. Esta cor transmite harmonia, equilíbrio, bem-estar, segurança e juventude. Sua cor é utilizada em várias ocasiões por trazer uma sensação agradável de ar puro e segurança no ambiente.

ROXO: Cor ligada à espiritualidade, ao Chakra Coroa, usada em magia para transmutação (mudar as energias negativas para positivas), ligada ao sentimento e alma. Esta cor estimula nosso lado espiritual e psíquico, trazendo lucidez e equilíbrio. Ligada ao ciúme, melancolia, dor e sentimentos intensos como a saudade.

AZUL: Transmite sensação de paz, sabedoria, inteligência, confiança, limpeza, também ligada ao sucesso e a prosperidade. Deve levar em conta suas tonalidades, se escura causa sensação de medo, pode influenciar nos sentimentos tristes e depressão, se mais clara, estimula a alegria e paz interior.

CORES NEUTRAS:

Cores não associada diretamente ao calor ou frio são declaradas cores neutras.

PRETO: Transmite mistério, luxo, superioridade, elegância. Sua cor na verdade é a ausência de cor, que pode absorver aos raios de luzes. Esta pode transmitir luxúria, raiva, vingança e acúmulo de energias negativas. Se bem trabalhadas trazem elegância, determinação e coragem.

BRANCO: O branco é universal, é a junção de todas as cores, transmite sensação de paz, leveza, pureza, estimulantes de ideias. É uma cor que pode ser utilizada com outras em suas combinações.

CINZA: É o resultado das duas cores citadas acima, (Branco e Preto). Não é uma cor recomendada, é associada ao passado, tristeza, estimula o nervosismo, ciúmes, insônia e tédio. É ligada a sujeira, trazendo sentimentos de conflitos, tristeza e aborrecimento.

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.