O Poder do Elogio

Jonas Yakamura - Mente em Transição
Tão bom como elogiar alguém é receber um elogio.
O elogio eleva a autoestima, melhora o andamento da proatividade, aumenta a qualidade de vida e nos mantêm de bem com a vida.
Devemos nos amar em primeiro lugar, amar a nós mesmos de forma que tenhamos um êxtase por se sentir realizado por algo que nos satisfaça, mas não negaremos que um elogio de outra pessoa nos muda de forma instantânea para o auge da satisfação.


Exemplo básico do efeito de um elogio:

Digamos que você tenha um encontro, sim um encontro, pode ser pessoal (namoro, amigos, um pretendente, aquele homem que tanto sonhava ou aquela linda mulher, a mais bela que você não tirava os olhos), pode ser algo formal como uma reunião, uma palestra, algo que venha ser importante no seu visual. Entretanto, há um pequeno detalhe: você não sabe com que roupa se vestir, não sabe qual perfume usar, não sabe o tipo de presente comprar.

Faltam poucos minutos para sair e nada lhe cai bem, pensamentos e mais pensamentos que será um dia difícil, que dará tudo errado, que não será notada (o)...  Pois bem, você não liga, mesmo cabisbaixo vai ao encontro, como de repente no caminho ouvem-se cochichos: “Nossa que pessoa bem vestida”, “Que perfume agradável”, “Que pessoa estiloso/a”. PRONTO! Você que estava cabisbaixo de imediato coloca o peito para frente, ergue a cabeça e segue TODO/A determinado/a ao encontro que irá haver. A sua autoestima muda instantaneamente, pelo simples fato de ter ouvido pessoas falando bem de você. Tinha tudo para ser um péssimo dia, mas seu pensamento e interpretação mudou-se ao receber elogios positivos de sua vestimenta, perfume ou simplesmente do bom gosto de algum presente.

"O Elogio é essencial para a vida de qualquer ser humano, infelizmente está cada vez mais ausente na vida e na rotina das pessoas, seja na família, os pais com seus filhos ou vise versa, na escola, faculdade e empresa, algo que é primordial e que pode mudar com simples palavras a vida ou o dia de uma pessoa".

Elogiar é viver, amar e crescer.

Elogiar é reconhecer as qualidades tanto de outras pessoas como sua própria, não se trata de egoísmo e sim um ato de amor com você mesmo, de se gostar, de se amar. Estando bem consigo mesmo estará de bem com a vida. É uma forma e uma atitude de demonstrar um ato de amor, carinho e gratidão por você e pelas pessoas. Reconhecer o valor adquirido e merecido.

Então devo elogiar em todo momento?

Não necessariamente. Imagina você recebendo um elogio em todo o momento de tudo o que você faz ou sempre de uma única coisa. Sim, chega um momento que cansa, que deixamos de acreditar em nós mesmos porque dentro de nosso subconsciente acreditamos que não precisamos fazer melhor, porque se recebemos um elogio é porque está “bom”, é assim que nosso cérebro funciona. O elogio deve vir de forma “merecedora”. Se você elogiar uma criança, por exemplo, por ter feito uma vez a lição de casa ela vai se sentir bem e “querer” fazer novamente e de forma melhor, irá demonstrar que está empenhado em estudar. Agora se você elogiar todo o momento esta criança de forma automática sem demonstrar sentimentos ou sem ter notado que houve melhorias ela vai desconsiderar e não irá querer receber mais elogios, pois passará a impressão que é algo falso ou que não se importa com ela.

Existem algumas regras para elogiar?

Sim, existem algumas regras para elogiar:

1º Seja Verdadeiro: Praticamente todos percebem como um elogio vem de forma irregular, isso é, de forma falsa, apenas para se conseguir algo em troca. Como for elogiar alguém seja verdadeiro, elogie algo que realmente tenha lhe chamado atenção, como um perfume que lhe agradou, um ato de dedicação e empenho nas tarefas de casa, dos filhos ou do colega de trabalho.

2º Elogio com cautela: Certos elogios podem ser interpretados de forma inesperada pela pessoa receptora. Tenha certeza que a pessoa irá compreender seu elogio de forma positiva e não como se fosse uma indireta, por exemplo, você sente um aroma agradável de um perfume de certa pessoa, e diz a ela: “Que perfume agradável! Sentir de longe.”, dar a impressão de uma indireta ao perfume desta “pessoa” que foi usado de forma exagerada e que devido a isto está transmitindo para todo o lugar e incomodando outras do ambiente. Se possível, olhe nos olhos, demonstre que se familiarizou e que se sentiu agradável, mostre- se interessar pelo assunto cujo está elevando o elogio ao indivíduo.

3º Não faça com você durante companhia: Durante uma conversa entre amigos não faça de um elogio o assunto do momento, pois passará a impressão de egoísmo de sua parte e deixará o clima tenso entre a conversa. Ninguém gosta de conversar com pessoas que se “acham a melhor de todas”. Todos são capazes de chegarem a qualquer lugar, portanto, se for falar de si, fale de forma natural, honesta e direta não entrando em detalhes.

4º Use o momento a seu favor: Não há melhor momento para elogiar e demonstrar que uma pessoa é especial como ela está para baixo. Como se percebe que a pessoa está com aquele clima de baixo astral, esses são os melhores momentos para usar um elogio e trazer uma luz à pessoa deprimida. Imagine você trabalhando diante de várias pessoas, se vestiu com uma bela roupa e ninguém falou com você o dia todo, agora se alguém lhe chega e lhe elogia pela sua vestimenta ou lhe diz que está de forma deslumbrante mudará e transformará o dia dela e mostrará também que você se importa com ela.


NOTA: Você já elogiou alguém hoje? Como se sente ao ser elogiado? Faça de forma natural e expresse seus verdadeiros sentimentos. Não precisamos esperar para sermos elogiados, pois se pensar desta forma estará apenas se “autovalorizando” por cima dos outros. Vá ao espelho e liste todas as suas qualidades. Lembre-se que para seus sonhos se realizarem o único que deve acreditar é você mesmo, você estando feliz com seu estilo, sua forma de ser é o que verdadeiramente importa.

Por Jonas Souza


Gostou? Compartilhe!