O Que São Afirmações Positivas?

Jonas Yakamura - Mente em Transição
Provavelmente você já se deparou, viu, leu ou escutou sobre Afirmações Positivas de alguma forma, este termo ficou famoso com o surgimento do DVD e Livro "The Segret" onde ensina o Segredo por meio da Lei da Atração, entretanto, este assunto já era debatido há muito tempo em Coaching, PNL. Mas, digamos que você não tenha assistido o DVD ou lido o livro e diga: “Nunca assisti este filme ou muito menos lido o livro, então, não sei do que se trata”.


Tem certeza? Vamos refrescar a memória: Você pode não ter lido o livro ou assistido o filme, no entanto, somos amparados por pessoas nos dizendo isso o tempo todo, mesmo não os colocando em prática, quer um exemplo? Digamos que você esteja desempregado e se escreveu em várias entrevistas ou simplesmente entregou currículos. Se passa alguns dias e nada de você ser chamado ou ter alguma resposta. A partir deste ponto, inúmeras coisas passam em sua mente, como: “Será que alguém leu meu currículo? Será que foi direto por lixo? Será que tentaram me ligar? Mas, eu estive o tempo todo aqui... Ah, talvez alguém já tenha conseguido a vaga. Eu nem conseguiria mesmo”.

Neste momento, alguém que esteja ao seu lado ouvindo, lhe diz: “Calma! Não fique assim! Talvez ainda não seja hora, tem que pensar positivo. Acreditar que dará certo, confie em você, logo, logo você irá ser chamado”. Consegue lembrar-se de uma situação semelhante? Sempre tem alguém que nos ampara e pede para pensarmos positivo, e algumas destas pessoas acreditam firme que tem razão outras ainda ficam com dúvida, no entanto, como recebem a convocação ou notícia, no caso do exemplo acima, da entrevista, dizem: “Você tinha razão! Eles me ligaram hoje, tenho que pensar positivo... Irei amanhã”.

"Um Pensamento Positivo Atrai Vibrações Positivas"

Para que serve as Afirmações Positivas?

Serve para nos encorajar, para tirarmos as pequenas dúvidas de nossas mente a qual nos mantêm fracos e nos limita agir ou seguir em frente. Serve para reprogramar nossa mente dos pensamentos negativos, enchendo-o de amor, de coisas que gostaríamos e desejamos ter. Daremos continuidade ao exemplo acima, a pessoa "X" estava dizendo para si e pensando inúmeras coisas negativas sobre a entrevista e sobre seu currículo achando até que talvez tivesse indo direto para o lixo, isso lhe deixava para baixo, inseguro e ansioso, podendo também prejudicar a saúde. Imagine não dormir pensando em algo ruim, tendo insônia e só pensando no pior; aí que entra as afirmações positivas, para neutralizar o inimigo, neste caso, as palavras e pensamentos negativos, fazendo assim, o individuo mudar de foco e acreditar mais em si mesmo, tendo uma força de fé e coragem, de otimismo, digamos de uma forma mais simples, tendo fé que dará certo.

Como isso funciona?

Em nossa mente, temos basicamente dois tipos importantes de "memória":

Consciente: É imaginação, a teoria do que é certo e errado, o que é prazeroso e doloroso, a razão, os seus cinco sentidos: (Paladar, Tato, Visão, Audição e Olfato), é o que analisa, verifica e após o de acordo envia estes dados para ser armazenado em sua memória, * (subconsciente).

Subconsciente: De uma forma simplificada; é a sua memória profunda, tudo o que você sabe, viu, aprendeu e decorou está nela, é o baú das recordações e instruções. Você sabe dirigir ou andar de bicicleta, falar, escrever, ir trabalhar, estudar e voltar graças a todas estas informações/instruções guardadas dentro de sua mente, que estão armazenadas que nem precisamos parar para pensar como se faz algo, por exemplo, você não precisa pensar como se faz para pegar uma colher ao ir tomar sopa ou como se faz para mexer com as pernas para andar, tudo isso consta guardada em sua mente, no subconsciente e as coisas acontece de forma automática, natural. Lá, estão suas memórias, sabor e imagens das frutas e de algo não muito agradável como o odor do lixo ou o sabor do limão azedo. É uma vasta memória, mas, nem tudo contido nela, você se lembra ou sabe de sua existência até ver ou sentir um aroma e lembrar-se.

É no subconsciente que ficam guardadas as informações e a sua autoestima, como se almeja algo ou se sente determinado estas informações então dentro de sua mente, são “Os Pensamentos Positivos”, contudo, se por algum motivo você ouvir ou pensar sobre algo negativo você estará desacreditando do seu potencial, deixando de tentar ou se prejudicando.

Exemplo do uso das afirmações de forma diferente

Digamos que nunca andei de bicicleta, mas, tenho vontade de andar; minhas afirmações são: "Tenho certeza que irei conseguir na primeira tentativa. Eu consigo andar, é fácil.", pensando assim, estou depositando confiança em mim mesmo e ao tentar andar, posso até cair uma ou duas vezes, no entanto, pensando positivo e acreditando em mim, mostrarei que estava certo, que eu posso. Ao contrário de nunca ter andado e dizer: "Nunca vou conseguir andar, talvez eu caia e quebre a perna. Não tenho equilibro.", o que vai resultar? Como for andar ou se pensar em tentar, serei tomado por (pensamentos negativos) em minha mente, fazendo com que não consiga, isso porque as informações negativas (os pensamentos negativos) foram mais fortes.

Como afirmamos ou falamos algo sem pensar, estamos mandando estas informações para nosso subconsciente e o nosso subconsciente não diferencia o errado do certo, apenas o executa, portanto, ele não sabe o que deve ser feito ou o deverá ser feito, apenas executa as rotinas que nele estão armazenadas, caso não saiba andar ou fazer algo, estas informações não estão ainda registradas em seu subconsciente, porém, se você afirmar para si mesmo que consegue, que é capaz, que já conseguiu, será registrado estas informações e o subconsciente entenderá como verdade, fazendo com que se sinta mais confiante, pois já teve "experiências" outras vezes. Tente lembrar-se de algo que fez pela primeira vez e se sentiu com um frio na barriga, teve medo ou duvidou de você mesmo. Agora, tente lembrar-se de algo que já fez inúmeras vezes ou ainda faz, como ler, por exemplo. Qual a diferença?
Na primeira, trata-se de algo novo, não há lembranças ou imagens em sua mente, lhe causando medo ou dúvida. Na segunda, há memórias do acontecido, informações que lhe deixa confiante e capaz.

Como se trata de algo novo, não há registros dos acontecimentos do que pode acontecer em sua mente, o que resulta no medo, dúvida e sentimento de fracasso, por exemplo, ler pela primeira vez em voz alta na sala ao lado de seus colegas. Se for fazer isso hoje, digamos que já seja um expert em ler, não terá problemas a menos que tenha vergonha de falar em público, que ocorre também porque sente medo ou dúvidas do que pode acontecer.

Se você sabe, por exemplo, nadar, não terá medo de entrar em uma piscina, pois dentro de seu subconsciente (mente) estão estas informações e imagens que você sabe, ao contrário de você não saber e focar no medo achando, imaginando que não conseguirá ou que poderá se afogar.

As afirmações positivas podem nos fortalecer e nos encorajar quando usada de forma correta, afirmando, acreditando e visualizando o que se diz. Você substitui os conceitos “errados” da sua mente para os bons e assim melhora sua postura, imagem e autoconfiança, o que é chamado de reprogramação da mente.

NOTA: Em nosso Canal você encontra "Afirmações Positivas de Luz". Ao ouvi-la, concentre-se nas palavras e imagine e visualize cada afirmação em sua tela mental como verdades.

Por Jonas Souza


Gostou? Compartilhe!