O Que é Autoestima e Como Elevá-la

Como Ter Autoestima - Jonas Zhang
Já se deparou com pessoas que dizem: "levanta este alto astral" ou "mais autoestima, amigo!"?

O QUE SERIA ESTES TERMOS?

Autoestima é o ato de sentir-se bem, cheio de alegria, estar feliz, seguro, com autoconfiança, autorrespeito de si próprio. Você sente que pode dominar a situação, sente-se capaz, determinado a vencer e a enfrentar problemas que vier em sua frente.

É a sua grande capacidade de se respeitar, acreditar em seu potencial, não deixando se levar pelas coisas negativas da vida ou da rotina, seja ela no trabalho, casa, escola, etc.

Você sente-se merecedor e competente, com aquele sorriso no rosto, cheio de força de vontade e fé.

E UMA PESSOA SEM AUTOESTIMA?

Uma pessoa sem autoestima simplesmente é o oposto do que é bom, a qual se sentirá: Inadequada, infeliz, errada diante das situações, pessoas e questões a serem tomadas. Acham que não são capazes, se sentem incompetentes, sem valor, sem respeito, verdadeiramente decepcionados.
Em nosso canal você encontra diversos vídeos de afirmações positivas. Clique aqui e veja nossa playlist para autoestima.
VAMOS AOS EXEMPLOS

Digamos que "Rodrigo" há algum tempo vem querendo entrar na faculdade; demorou, mas conseguiu escolher qual carreira pretende seguir em sua vida. Rodrigo "andou" estudando muito, pesquisas na internet, em livros, revistas, pré-vestibular, palestras e vídeos sobre o tema, ou seja, ele pesquisou e estudou muito para fazer a prova do vestibular com intuito de passar.

Rodrigo está confiante, se sente capaz, se sente preparado para a prova, estudou muito, ficou dias sem sair de casa, horas sem dormir, apenas focando nos estudos. Rodrigo confia em si, acredita que será fácil passar na prova, sente que será o primeiro a terminar e a sair. Nada pode impactar seu bem-estar, a sua autoestima.

Chega o momento de fazer a prova, tudo começa bem, chega a ficar nervoso, mas, lembra dos estudos e termina a prova acreditando e se sentindo muito bem. Não vê a hora de saber o resultado.

Passam-se alguns dias e o resultado é informado, Rodrigo todo feliz vai conferir, entretanto, para a surpresa e seu espanto retirando seu sorriso do rosto, constata que seu nome não encontra-se na lista dos aprovados.
No mesmo instante Rodrigo derruba sua autoestima, ficando cabisbaixo e decepcionado, sente-se um incompetente, culpado por não ter "estudado" direito.

-"Como eu não passei?" (se pergunta).

Ao se perguntar, lamenta dando entrada aos pensamentos negativos, como:

-"Eu não sou capaz. Como pude acreditar que iria conseguir? Não é para mim. Eu estudei à toa, não sou ninguém!".

NOTOU AS MUDANÇAS DE HUMOR E PENSAMENTOS?

Provavelmente quando estava lendo, você imaginou as cenas, se colocando no lugar de Rodrigo, não é mesmo?

Todos já passaram nem que seja por uma situação assim na vida.

A HISTÓRIA CONTINUA

No entanto, após o dia do resultado, Rodrigo recebe um telefonema de desculpas lhe informando que havia ocorrido um erro no sistema fazendo com que seu nome não constasse na lista de classificados, e que para tal normalização, estava sendo convocado a comparecer na secretaria para poder dá entrada na faculdade, tendo ele tirado a nota máxima na classificação da prova.

-NOSSA! SÉRIO?
-COMO ISSO É POSSÍVEL?
-É ALGUM TIPO DE BRINCADEIRA?
-MEU DEUS! MUITO OBRIGADO!!!

SENTE ALEGRIA DO RODRIGO?

No mesmo instante, Rodrigo resgata novamente sua autoestima, tira os pensamentos negativos dando entrada a confiança e determinação, preparando sua jornada à faculdade.

Percebam que, se o Rodrigo nunca tivesse estado com autoconfiança, autocontrole, determinado e acreditado em si mesmo no dia da prova, talvez não tivesse ido tão bem.
Ele não teria ficado seguro ao fazer a prova e muito menos passado em 1º lugar.

Talvez este seja seu exemplo ou talvez você esteja com a baixa autoestima e devido a isso que não consegue fazer mudanças em sua vida como estudar, buscar uma nova carreira e metas para o futuro.

TODOS CONSEGUEM TER AUTOESTIMA?

A autoestima não é um privilégio para poucos, todos temos direito de tê-la e isso se aplica porque somos seres racionais, pensantes e magníficos, principalmente por elevar nosso auge como determinado e motivado. Somos capazes de tudo, sendo essa a falta em grande parte da população, pois a sua ausência traz consigo tristeza e posteriormente causará depressão.

COMO RECUPERAR MEU ALTO ASTRAL OU AUTOESTIMA?

Dicas Para Autoestima - Mente em Transição
VALORIZE SUA IMAGEM

A baixa autoestima é o oposto do que é bom, portanto, antes de tudo, procure avaliar em você quais são suas qualidades, quais são as coisas que você desempenha com facilidade e as quais que podem melhorar.

Quais são as partes do seu corpo que você gosta, que acha lindo, perfeito ou recebe elogio?

"Ah! Mas eu sou feio". Lembre-se que não existe apenas a beleza "externa", você é bonito independente do que aconteça, apenas não acha isso porque pode considerar não estar no mesmo grau que a maioria. Busque também a sua beleza "interna", suas qualidades gerais, por exemplo:

"Tenho um bom coração, sou humilde e as pessoas gostam disso em mim ou sou simpático"

Você deve se autoavaliar e não depender de outras fontes, pois muitas das vezes venhamos cair, se sentir para baixo devido palavras e atitudes de outras pessoas a nossa imagem, então, acredite em você, se valorize e busque suas qualidades. Se fizer corretamente já se sentirá melhor.

ESTABELEÇA METAS EM SUA VIDA

Do que adianta pensar em fazer algo, gostar da ideia de criar ou mudar algo e nunca anotar estes pensamentos? Depender da sua memória não vai adiantar, podendo acontecer da seguinte forma:

-"Ah! Irei fazer isso. Não posso esquecer".

Em alguns casos e em menos de 10 segundos já não temos a ideia do que havíamos pensado.

O resultado sempre será o esquecimento, portanto, ao imaginar, pensar ou desejar fazer algo tendo a em mente, anote-as.

Estabeleça suas metas, anote o que deseja fazer, mudar, inovar, estabeleça datas em curto e longo prazo a serem cumpridos.

AJUDE A MOTIVAR OUTRAS PESSOAS

"Mas, como assim? Eu estou para baixo e terei que ajudar os outros"

Pessoas que estão com sua baixa autoestima, tende a se sentir sozinha, solitária, carente e depressiva, portanto, pessoas assim gostam de se isolar e fazem amizades com outras pessoas que estão no mesmo patamar, para tanto, você que já teve a experiência e como uma pessoa se sentindo solitária irá querer ouvir os outros seja elas seus colegas, seus parentes ou quaisquer que sejam o tipo de pessoa, principalmente no mundo virtual, em redes sociais e chat, a qual se você ouvir depoimentos de tais pessoas e inclusive de pessoas que passaram ou passam pela mesma situação que você, você sentirá vontade de querer minimizar a dor e ajudar de alguma forma.

Isso lhe trará ótimos resultados gerando dois pontos positivos: Um para a pessoa que você estará ajudando e outro para você que irá se autoavaliar e melhorar por sentir-se fazendo a diferença para alguém.

LUTE CONTRA OS MEDOS E OBTENHA EXPERIÊNCIA

Ao se sentir para baixo ou inseguro, pergunte a si mesmo o porquê se sente assim, talvez seja porque errou uma vez e tem medo de errar novamente. Deve entender que é errando que se aprende, portanto, use o erro como chave para o sucesso, como uma forma de desafio e de experiência. Por exemplo, se você foi mal no vestibular, ao invés de ficar se lamentando, chorando ou culpando os outros e principalmente a si mesmo, use o erro como qualidade, da seguinte forma:

"Nossa! Eu errei na maioria das questões de matemática, isso significa que deverei estudar mais matemática para na próxima vez tirar uma nota melhor".

Vejam que é simples, ao invés de se culpar dizendo que foi mal, se considerando um "burro", que não sabe de nada, que não nasceu para matemática, reconheça que este é um ponto positivo para você, é um feedback e agora tendo este conhecimento do erro pode estudar para melhorar.

VALORIZE SUAS CONQUISTAS


Você deverá fazer uma autoanálise e sempre que conseguir algo, mesmo que não tenha atingido seu objetivo já é um grande avanço, portanto, reconheça isso em você, elogie e dê os parabéns por cada conquista e degrau que der.

FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO

"Ah, agora você foi longe demais! Além de querer que eu pense positivo quer que eu faça exercício?"

Vou explicar: Um corpo saudável e em movimento possibilita uma dose de qualidade, leveza e satisfação da vida. Além de tirar pensamentos negativos e lhe deixar ocupado, será bom para o corpo é ótimo para a alma. Pratique exercícios, seja sair de casa, correr, praticar algum esporte, dançar, andar de bicicleta, enfim, mexa-se!

Isso lhe dará uma nova cara, no sentido de ver o mundo e entender que as coisas são boas. Saia com seus colegas ou tente fazer amigos, quanto mais se sentir melhor com a nova rotina, melhor irá sentir-se.

FAÇA AFIRMAÇÕES POSITIVAS

Por fim, faça afirmações positivas. Afirme para você mesmo que você é capaz, coloque confiança em você, coloque motivação, imagine sendo o melhor, diga que é o melhor e como algo vier lhe deixar para baixo dizendo que é "mentira", apenas afirme com clareza e diga:

"Eu Sou Capaz!" "Eu Posso!"

Muitas vezes estamos para baixo ou obtemos fracassos por não acreditar em nós mesmos e como alguém nos fala algo positivo não acreditamos por mais que tentamos e isso ocorre porque estamos tumultuados de pensamentos negativos do contrário do que desejamos ser e fazer.

Uma forma de mudar estas situações desagradáveis é reprogramar nossa mente e podemos começar afirmando para nós mesmos conteúdo positivo que toque nosso coração e nos mantenha calmos e tranquilos. Afirmar não é apenas declarar, você deve sentir cada uma das afirmações como verdadeiras para sentir seus efeitos.

Gostou? Compartilhe!

Sobre Jonas Zhang

Jonas Zhang é psicólogo, terapeuta holístico e fascinado pela mente humana, especificamente pelo poder da mente. Visite o site pessoal do autor para outros artigos, detalhes e informações: https://www.jonaszhang.com.br.