Meditação - O Que é e Como Fazer?

Jonas Yakamura - Mente em Transição
A primeira coisa que provavelmente vem à cabeça como se fala em meditação são os monges, chinês, japonês, hindus, indianos sentados com as pernas cruzadas, geralmente apenas com mantos e receitando mantras (palavras em repetições) como exemplo o famoso “AUM”.

Se você teve a mesma impressão ao ler o título, então, ainda há dúvidas a respeito da meditação.

Mas, o que é meditação?

Meditação é uma forma de nos encontrarmos com nosso ser, de nos desligar da rotina, do trabalho, da tecnologia, esvaziar a mente, se acalmar. Meditação não são apenas momentos de reflexão, mas, de se relaxar, de se autoconhecer. Existem várias técnicas de meditação e estes processos não são apenas usados no oriente, e sim, também no ocidente, como medicina alternativa, centros de relaxamentos, como o Yoga.

Existe forma correta de meditar?

Não existe a forma “correta” o que existem são os “conceitos”, vários lugares e tradições ensinam de uma forma, não é necessário ser membro de nenhuma religião para sua prática e por isso não se deve prender-se ao que deve ser feito ou o que não deve ser feito, cada um deve achar a melhor maneira que se adequar, assim alguns podem dizer que meditar é refletir, outros podem dizer que é o ato de familiarizar-se com a mente e com nosso ser interno, o nosso EU Superior, outros apenas irão dizer que é uma forma de esvaziar a mente, ou seja, todos estão corretos.

Como posso meditar?

Como citado, cada um ensina de uma forma ou pode discriminar as outras. Portanto, para se alcançar esta maravilhosa técnica de nos encontrar com nosso ser, tudo o que é preciso é: dedicação, força de vontade e disciplina.

Tenho que praticar todos os dias?

Este é um dos maiores medos de quem nunca meditou, pois ficam presos na crença que deve se meditar todos os dias ou privar-se de viver, isso é impossível nos dias atuais de hoje, principalmente se você é uma pessoa que lida com pressão ou é da área administrativa, sendo assim, pode se praticar a meditação 3 vezes ao dia de 15 à 30 minutos e isso dependerá de seu grau.

Como faço para meditar?
Jonas Yakamura - Mente em Transição
Postura ao Meditar

1º Postura do corpo: Use uma postura adequada, não precisa ser aquela postura tradicionalmente da posição de lótus ou com as pernas cruzadas, mas o que se deve seguir é a postura ereta, você pode meditar antes ou após o almoço, antes de se deitar ou ao acordar, enfim, quanto mais se familiarizar mais as chances de se realizar em qualquer lugar, porém, mantendo a postura ereta.

2º Ambiente e vestimenta: Já imaginou tentar sentir-se relaxado com os pés apertados dentro do sapato/sandália ou tentar dormir com aquele barulho do relógio? É praticamente impossível. O mesmo vale para a meditação, como for meditar use roupas leves que não os aperte, que se sinta confortável, eliminem os barulhos externos se puder, como: (relógio, telefone, televisão, Etc). Para poder ajudar se desejar coloque alguma música ambiente do tipo “New Era” do estilo instrumental, incrementar com incensos para aromatizar o ambiente. Siga o seu gosto, tudo para um ambiente calmo e confortável.

3º Esqueça as “crenças”: Não tente fazer como os monges na televisão e tire as cresças do que é errado ou certo, apenas tente se encontrar, busque o relaxamento do seu corpo, tente reparar nos seus órgãos, nos seus pensamentos, no batimento de seu coração e eliminar a rotina do dia-a-dia, como: (tenho que fazer isso e isso), é um momento seu, aprecie-o.

4º Use a respiração a seu favor: Se concentre na sua respiração, tente manter uma respiração calma e tranquila, mas sem se sentir mal, apenas vá relaxando todos os músculos do seu corpo imaginando-os e sentindo-os leve, sinta sua respiração ao inspirar e expirar o ar que entra e que sai, sinta seu coração, o movimento e o tempo, somente focando nisso já se sentirá leve e calmo.

5º Use Mantras: Mantras são palavras, frases que se repetem sincronizadamente formando um som, que podem e nos mantêm calmos, nos deixando mais hábito devido suas vibrações. Um tipo de mantra que pode ser usado é: “Estou bem, estou calmo, estou bem e calmo”. Use o que desejar, pode-se dizer em voz alta ou em silêncio em seus pensamentos, é uma forma de se focar mais.

6º Tempo da meditação: De início deve-se fazer uma meditação entre 5 à 10 minutos e conforme for se adaptando este tempo poderá aumentar, por exemplo, de 15 à 30 minutos.

NOTA: Não tenha pressa, não se julgue, não queira fazer rápido ou aumentar o tempo, lembre-se que é uma forma de sentir-se bem, de se relaxar e a pressa e ansiedade pode dificultar o processo.

Por Jonas Souza


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