Insônia - O Que é, Como Evitar

Jonas Yakamura - Mente em Transição
O sono é essencial para todos os seres vivos, pois ao dormir, estamos recarregando nossa energia, descansamos, prevenimos a obesidade, isso devido que ao dormir o organismo produz leptina, que é um hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade, fortalece a memória que registra todas as informações.
Previne a depressão, sim a depressão, isso porque você estará com os pensamentos e o corpo relaxado diferente de está acordado e pensando no que não se deve, como: pensamentos negativos e baixa autoestima por está acordado. Aumenta o desempenho no trabalho, estudos ou qualquer outra atividade diária.

Contudo, se todos já estão dormindo e você não consegue dormir, por mais que se fique na cama o sono não vem, provavelmente você esteja com insônia.

Insônia é a incapacidade de se conseguir dormir ou de ter algumas boas horas de sono para suprir as energias gastadas do dia-a-dia.

Quais os sintomas da insônia?

A insônia pode ser caracterizada por vários fatores que inclui sua rotina, hábitos, hobbies, efeitos colaterais de medicamentos e que dependendo deles acarretará na insônia, alguns sintomas são:

Grande dificuldade para adormecer;
Ao acordar se sente cansado, ou seja, tem a sensação que não descansou;
Desperta várias vezes durante a noite;
Desperta cedo e não consegue mais adormecer;
Dores de cabeça e no corpo;
Dificuldade para manter o foco, se concentrar, lembrar, decorar fatos, acontecimentos...
Aumento da depressão, ansiedade, baixa autoestima;

Como posso evitar a insônia?

Como informado, a insônia pode ser caracterizado pela sua rotina e hábitos e algumas tarefas e preocupações deve se analisadas, tais como:
Jonas Yakamura - Mente em Transição

1- Evite se alimentar tarde demais;
2- Evite comidas, lanches pesados, tais como: “Arroz, Feijão, Carnes Vermelha”;
3- Evite exercícios antes de ir dormir;
4- Estabeleça a hora que irá deitar-se;
5- Mantenha o quarto agradável e limpo para evitar insetos e odor;
6- Evite o excesso de cafeína à noite;
7- Tome um banho e leite morno;
9- Faça técnicas de relaxamento com sons agradáveis, aroma e essência;
10- Pratique relação sexual, o ato após o orgasmo da à sensação de cansaço e sono;




NOTA: Não é necessário seguir a reta estes passos, mas de preferência siga os passos: (1, 2, 3, 4 e 6). Se mesmo após os exercícios não obtiver sucesso, procure ajuda médica. Devemos lembrar que há a insônia crônica e que antes de tudo também deve se analisado junto ao médico e psiquiatra para poder analisar o que pode está impactando na falta de sono e se não é nenhum sistema colateral de algum medicamento, pois a falta de sono é prejudicial ao metabolismo em geral.

Por Jonas Souza


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